Foto: Roberto Stuckert/Presidência
Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/fotos/cupula-da-record-cumprimenta-dilma-20110103.html
Por Carlos Pinho . . .
Caro leitor, com muito atraso trago aqui o meu artigo sobre alguns pontos diversos que verifiquei na transmissão que cada emissora (as que pude acompanhar) realizou da posse da presidente Dilma. Inicio comentando neste breve texto o que pude perceber do evento a partir do que foi mostrado e narrado pela rede Record.
A Record parecia estar se preparando para transmitir o desfile das Escolas de Samba . Elogios pra cá , pra lá . Análises superficiais e que sempre levavam a que ? A outro comentário elogioso . “É um momento histórico” , “o presidente mais popular da história do Brasil” , “um momento histórico : primeira mulher presidente do Brasil” .
Ao invés de tecer críticas e traçar panoramas e análises mais profundas sobre assuntos mais relevantes, – como, por exemplo, a reforma política e tributária – aproveitou o grande espaço que possuía e o enorme aparato montado para fazer uma descrição quase que antropológica da ritualística do evento.
Porém , para quem acompanha bastante televisão , isso não é de surpreender . Especialmente , durante o segundo governo Lula , o jornalismo da emissora de Edir Macedo foi uma espécie de caixa de ressonância do Palácio do Planalto. Nos últimos oito anos , a rede Record experimentou um grande crescimento em audiência e infra-estrutura, enquanto as demais emissoras – inclusive a Globo – sofreram perdas nos índices de preferência.
Além disso, o tão comentado “monopólio da informação”, que atribuem à rede Globo, vem sendo quebrado ano a ano. De maneira sutil, talvez . Mas uma mudança pública e notória . . .
Se você discorda: comente.
Se você tem mais algum ponto a levantar: comente.
Faça desse espaço um campo de discussão .
Nenhum comentário:
Postar um comentário