terça-feira, 25 de janeiro de 2011

HOJE, TOM JOBIM FARIA 84 ANOS

 
"Meu Maestro Soberano foi Antônio Brasileiro"
(Chico Buarque, em Paratodos)
  Foto: © Marcia Kranz

Por Carlos Pinho . . . 

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou simplesmente Tom, imortalizou-se como um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do gênero musical que ficou conhecido como Bossa Nova. O saudoso maestro completaria hoje 84 anos. Compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista. Enfim, um músico completo.

Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou com Sávio Silveira. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Datam dessa época as primeiras composições, sendo a primeira gravada "Incerteza", uma parceria com Newton Mendonça, na voz de Mauricy Moura.

Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinícius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes. Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova. O LP Canção do Amor Demais (1958), em parceria com Vinícius, e interpretações de Elizeth Cardoso, foi acompanhado pelo violão de um baiano até então desconhecido, João Gilberto. A orquestração é considerada um marco inaugural da bossa nova, pela originalidade das melodias e harmonias. Na década de 1960, alcança renome internacional, gravando um álbum com o consagrado Frank Sinatra, em 1967: Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim.

A sua obra é vasta e de qualidade que dispensa comentários. “Samba de uma nota só” e “Desafinado”(em parceria com Newton Mendonça), “Só tinha de ser com você”(com Aloysio de Oliveira) e “Anos Dourados”(com Chico Buarque) são apenas alguns belíssimos exemplos da riqueza em todos os aspectos musicais que o repertório de Tom Jobim reúne. Da brilhante parceria com o poetinha Vinícius de Moraes nasceram “Chega de Saudade”, “Ela é Carioca”, “Água de Beber”, “Insensatez”, “Só Danço Samba”, “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Eu sei que vou te amar”e a conhecida mundialmente “Garota de Ipanema”. Sozinho compôs, entre outras, “Samba do Avião”, “Luiza” e “Águas de Março”.

Em 1992, Tom foi o tema do enredo da Estação Primeira de Mangueira, “Se Todos Fossem Iguais a Você”. Despediu-se do palco da vida em 1994, pouco tempo após lançar o seu último álbum, “Antônio Brasileiro”. No entanto, a sua magnífica obra está entre nós. Eternizada.  

Samba de Uma Nota Só
Composição: Tom Jobim / Newton Mendonça



Fontes:

http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4909793-EI13419,00-Tom+Jobim+completaria+anos+nesta+terca+com+de+saudades.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Carlos_Jobim

http://www.dicionariompb.com.br/tom-jobim

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Esta%C3%A7%C3%A3o_Primeira_de_Mangueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário