sábado, 14 de abril de 2012

Thiaguinho, o revolucionário do Samba?


Por Carlos Pinho

"Me sinto honrado por ter mudado a história do Samba".
(Thiaguinho)


Discordo da declaração do cantor Thiaguinho. Mas há uma questão a salientar. O Samba, como agregado cultural de valor inestimável na formação da identidade da nossa nação, não é algo estagnado ou uma moldura que devemos apenas contemplar. Ele, assim como a cultura num panorama mais amplo, está em transformação constante, com a inserção de novos elementos e a consequente diversificação do conceito.

Afinal, as pessoas não deixam de interagir (ainda mais hoje) e, a partir dessas relações sociais, aprender e assimilar outras culturas. Se o que resulta disso é tido como bom ou ruim pela crítica, é outro assunto. Nem tudo são flores no processo histórico.

Entretanto, Thiaguinho não mudou a história do Samba. Ele apenas bebe na fonte de uma tendência que vem desde a década de 1980 e que projetou conjuntos como Raça Negra, Razão Brasileira, Só Preto Sem Preconceito, Só pra Contrariar e o próprio Exaltasamba. Isso, em hipótese alguma, significa uma ameaça ao consagrado Samba de Raíz. Este, por sinal, é resultado de muita discussão e choque de estilos, formas e projetos. Os debates entre Donga e Ismael Silva exemplificaram bem esse cenário. Para o autor de “Pelo telefone”, Ismael fazia marcha. Este, por sua vez, dizia que Donga cantava maxixe. No vídeo abaixo, o autor de "Antonico" e "Se você jurar" relembra esse caso.

     
Esse embate teve um papel fundamental para legitimar a matriz da - como chama Nelson Sargento - instituição. Uma tradição que, posteriormente, foi enriquecida com nomes como Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Candeia, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Beth Carvalho e tantos outros, além de ter resultado em ramificações, tais quais a Bossa Nova, o Partido Alto, o Sambalanço (ou Sambarock) e o Pagode.  
  

2 comentários:

  1. É de uma pretensão inestimável este "muleque" dizer que mudou a história do samba! Concordo completamente com você, gostei muito do que escreveu =)

    ResponderExcluir
  2. Boa, Pinho. Vou espalhar a sua visão do assunto!

    ResponderExcluir