terça-feira, 4 de janeiro de 2011

As Posses de Dilma

Fotos: Agência Minas \ Reuters.



No último sábado (01/01) , Dilma Roussef foi empossada presidente da República , em cerimônia realizada em Brasília e transmitida por quase todas as emissoras de televisão .  Umas transmitiram em sua totalidade , outras mostraram boa parte do cerimonial durante a sua programação . Num todo , foram transmissões de grande porte .

Afinal , desde o anúncio de mais uma vitória petista , tudo foi tratado com um caráter histórico . Parafraseando o presidente Lula , “nunca antes visto na História deste país” . De certa forma , é verdade . Os brasileiros elegeram a primeira mulher ao posto de Presidente e é um acontecimento histórico , queiram ou não .

Talvez haja um exagero por parte da situação . Mas quando não há ? Situação e oposição sempre carregarão as suas tintas segundo as suas pretensões . Não é a questão de gênero que vai dar a tônica no curso do processo político do Brasil nos próximos anos . A competência na gestão e a capacidade de dialogar com os diversos setores da sociedade que podem determinar uma avaliação .

No entanto , isso não é o curioso . O curioso em parar no sofá e assistir um programa desse tipo é verificar , nos diferentes discursos e formas de transmitir o mesmo evento , os posicionamentos editoriais e os interesses das direções de cada canal . É lógico que , em contrapartida , cada emissora tem que vender o seu peixe , até por uma questão óbvia no que se trata de televisão : a audiência .

Dividirei esse artigo pelo número de emissoras que pude acompanhar e trarei a você , caro leitor , as modestas análises do que foi visto e ouvido . O primeiro será “O Olhar da Record” . . . 

2 comentários:

  1. Muito interessante essa idéia de análise da visão de cada transmissão da posse da predidenta. Vou aguardar os posts. Quero ler todos!

    ResponderExcluir
  2. bem interessante, mas como vc viu todas? ja colocaram no youtube?

    ResponderExcluir