terça-feira, 18 de outubro de 2011

UMA CACHAÇA CHAMADA INTERNET!


Cada dia que passa fica mais evidente que o mundo gira em torno da tecnologia da informação.

Sem dúvida, o nível de influência no conhecimento das pessoas hoje, se deve muito ao crescimento da internet. E com o acesso à rede mundial de computadores disseminado, não importa onde você esteja, tem um mundo de informações que de outra forma seria quase impossível.

Junto a isso fazemos compras, operações bancárias e até problemas de trabalho conseguimos resolver via web.

Mas o que mais me chama a atenção é o novo modelo de “conexão” interpessoal que foi sendo criado. As pessoas estão se relacionando com outras através da tela do computador, fazendo coisas que para elas seria inconcebível de outra maneira. Não é mais preciso encarar, enfrentar.

Isso é fácil de observar, principalmente, nas redes sociais, zonas livres as pessoas chegam a fazer verdadeiros diários sobre suas vidas. Contam tudo como se estivessem embriagadas. Como se fosse efeito de cachaça!

Em outros tempos, isso ficaria escrito em um pequeno caderno, agenda ou diário, escondido no fundo da gaveta mais escura, no meio das roupas que não se usam mais, sendo lido somente por quem o escrevera, tendo ou não segredos. Era sim, um espaço íntimo.

Hoje, por menos que nos expressemos nessas redes de relacionamento, expomos nossas vidas a milhares de pessoas em todas as partes do mundo.

Não basta apagar a frase, ela pode ter sido vista por alguém, em algum momento, em algum lugar do mundo.

Fico imaginando como ficaria fascinado Michel Foucault, com seu “vigiar e punir”, hehehe... Esse já vivia o Big Brother internamente.

“Viver” no mundo virtual nos faz esquecer que temos um mundo real aqui fora, e como temos a falsa impressão de total controle sobre esses mundos, acabamos agindo sem pensar, não considerando os fatores envolvidos.

E quando isso ocorre fica difícil imaginar como essa informação será usada... Perde-se então o controle!

Não acredito que voltaremos aos difíceis tempos da ditadura, quando não se podia falar nada sobre si, nem sobre nada, mas temos que preservar o bem mais valioso que temos: nós mesmos!

Um comentário:

  1. Olá Rodrigo, sou seguidor do seu blog, achei muito interessante.
    As vezes estamos achando que estamos no controle enquanto a internet nos controla. Devemos usar a internet para as coisas boas e não esagerar.

    ResponderExcluir