quinta-feira, 7 de abril de 2011

EXTRA, EXTRA!!!

Foto: Reprodução da internet

E a notícia do dia é...

07 de abril, Dia do Jornalista!

Esse profissional que não importa como ou de onde, trabalha arduamente para levar à sociedade um bem precioso: a informação.

A tarefa, que a cada dia ganha mais importância e cria mais influência no meio social, produz interpretação da realidade, indução de intenções, vontades, comportamentos e valores.

Em todos os lugares do mundo, os jornalistas ajudam a produzir cultura, a constituir ou a desconstituir movimentos coletivos e a legitimar ou questionar as relações de poder estabelecidas.

É num dia comemorativo como o de hoje que temos que aproveitar os holofotes para chamar a atenção da sociedade brasileira para a necessidade de valorização da profissão e do profissional jornalista. Tal valorização se faz necessária em função dos constantes ataques que a profissão tem sofrido em nosso país. Lembrando que não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem jornalistas.

O profissional jornalista tem sido muito atacado no Brasil e em muitos outros países de mundo nos últimos anos. Um movimento mundial dos “grandalhões da mídia” tenta desregulamentar a atividade profissional nos países onde ela é regulamentada e impedi-la onde ainda não existente.

No Brasil, a regulamentação da profissão, conquistada há quase 70 anos, está ameaçada por uma decisão judicial que elimina a exigência da formação de nível superior para o exercício do jornalismo.

Há alguns anos o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão de jornalista, esta atitude gerou muita polêmica na sociedade e até hoje gera.

Por anos o Brasil sofreu com a manipulação da notícia, a imprensa chegou a ser apelidada de quarto poder da União, já que alguns políticos usaram desta para manipularem a informação para derrotar oponentes e se elegerem.

O jornalista deve conhecer a noticia e saber interpretá-la, mostrando imparcialidade e independência sem se deixar levar por questões e opiniões pessoais.

Para que a informação seja realmente tratada como um bem social e não como uma mercadoria ou moeda de barganha nas negociações dos mais diversos interesses alheios ou contrários ao interesse público, a profissão de jornalista precisa ser VALORIZADA e FORTALECIDA A CADA DIA.

Então, como todos fazemos diariamente, vamos ligar o rádio, a televisão e prestar atenção no trabalho de um profissional que, muitas vezes, dá sua vida em busca da melhor informação para a população.

Aproveito para homenagear a equipe desse excelente blog.

Jornalistas formados ou não, todos sabemos que escrever diariamente sobre temas diversos não é nada fácil.

Alô, galera que luta e faz o “A Notícia no Divã”...

“Aline Marques Gomes, nosso “Presidente” Carlos Pinho, Elis Bondim, Raquel Pimenta e Rodrigo Shampoo.”

Parabéns, companheiros, a luta continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário