segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Uma maneira diferente de utilizar e de enxergar o chão onde se pisa

Joe Hill é um dos pintores em 3D mais famosos do mundo atualmente. Aos 37 anos, o britânico tem colecionado elogios e admiradores pelo mundo todo. Não é pra menos. Basta olhar para as suas pinturas, elas explicam.
Joe já expôs em lugares como Nova York, em plena Times Square; Xangai, Londres, Nova Dhéli, São Paulo, Milão e Estocolmo, dentre outras cidades. No final de 2011 a sua reprodução de um desfiladeiro nevado em um distrito de sua Londres natal foi registrada pelo Guinness Book como a maior pintura em 3D já feita.
Disse o artista em entrevista ao jornal "O Globo" publicada em 23 de novembro do último ano: "Há duas características na pintura em 3D que eu simplesmente venero, já não vivo mais sem elas. A primeira é o fato de ela só ser compreensível de um determinado ângulo. Para mim, não há nada mais gratificante do que ver a cara de interrogação das pessoas enquanto andam em torno do desenho e, depois, admirar o sorriso de surpresa quando finalmente encontram o ponto de percepção. A segunda coisa que me encanta é que o resultado do meu trabalho é sempre inclusivo e capaz de mobilizar crianças de 6 anos a idosos de 96 anos da mesma forma."
Desse modo, é no chão que o artista cria a maioria de suas obras. Criando assim, também, uma releitura do lugar onde pisamos. Nem sempre sendo possível pintar de fato o chão e nem sempre sendo de interesse que as obras sejam apenas temporárias, muitas vezes ele pinta sobre enormes lonas. Vale a pena conferir:



3 comentários:

  1. Essas pinturas são incríveis, muito boas mesmo !
    Bom texto Elis !

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente ESPETACULAAAAAAAAR!!!!!!!!

    Existe alguma relação de locais onde essas obras estejam?

    ResponderExcluir
  3. Acho que dá pra achar na internet. Mas no Brasil só foi feita uma por enquanto, em um shopping em São Paulo.

    ResponderExcluir