sexta-feira, 29 de abril de 2011

O que está acontecendo com o Engenhão?

Os árbitros e um Engenhão às escuras

Por Carlos Pinho

O estádio olímpico João Havelange, o popular Engenhão, foi construído para os Jogos Panamericanos de 2007. Na época, a promessa do então prefeito, César Maia, era o de construir, além da mais moderna arena de esportes da América Latina, uma infraestrutura para o bairro de Engenho de Dentro. Na teoria, o projeto era ambicioso. Na prática, a realidade foi outra.  Gastos muito maiores do que previa o orçamento inicial, atraso nas obras e a tal infraestrutura prometida para o entorno.

No último domingo, um novo problema mostrou que o dinheiro dos nossos impostos foi mal utilizado. Durante o FlaFlu, um apagão geral no estádio interrompeu a partida por mais de 20 minutos. O Botafogo, clube que o administra, alegou que tudo deveu-se às fortes chuvas que caíam naquele momento. Entretanto, o mesmo aconteceu na partida de ontem, entre Fluminense e Libertad-PAR, pela Copa Libertadores da América. E não choveu. Desde 2007, o Engenhão está sob a responsabilidade do Botafogo de futebol e Regatas. Segundo um representante do clube de General Severiano, as causas para o inesperado apagão, até o momento da entrevista, eram desconhecidas por todos. No entanto, não admitiu que existam falhas na manutenção do estádio.

Mesmo assim, fica a pergunta: como um estádio que foi construído para uma competição de nível olímpico pode passar por problemas desse tipo?

Muitas desculpas surgirão. Porém, precisamos refletir sobre a distância que existe entre o que é prometido e o que é feito. Com essas poucas informações, não precisa ser nenhum vidente para prever o que deverá ocorrer como os “grandes estádios” tão exigidos para a Copa de 2014.

Afinal, caro leitor, pra bom entendedor, uma sílaba já é o bastante.

3 comentários:

  1. Eu acho que o Brasil deveria ter o mínimo de vergonha na cara e ver que temos outras prioridades e a COPA DO MUNDO com certeza não é uma delas.
    Em relação ao apagão no estádio o Botafogo deve parar de arrumar desculpas e corrigir logo essa falha elétrica no Engenhão.

    Até mais =D

    ResponderExcluir
  2. O Brasil vai passar vergonha nessa copa.

    Massa seu blog
    curti mesmo...muito bom
    seguindo...
    passa no meu e clica nos anuncios
    se gostar segui e comenta.

    Alisson Luis
    www.sinholuis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como disse a Sand, o Brasil está tão preocupado com a Copa, que não vê o que realmente o país necessita...Pára de dar desculpas, e faz algo digno pelo menos para usarmos ANTES e DEPOIS das copas...e não algo simplesmente superficial ou temporário para o país ser elogiado, e depois, largar lá como se nada tivesse acontecido...

    ResponderExcluir