terça-feira, 4 de outubro de 2011

Joss Stone: Deliciosa de se escutar

Se alguém me perguntar quem eu considero a melhor cantora jovem de Soul e R&B no cenário musical atual, eu afirmarei sem dúvida nenhuma: Joss Stone.
Joscelyn Eve Stoker, como é o seu nome de batismo, nasceu em 1987, em Dover (Inglaterra) e diz ter crescido ouvindo diversos genêros musicais. Em uma entrevista à MTV News, Joss disse: "Viciei-me em música soul principalmente por causa dos vocais que exigia. Tem que se ter boa voz para cantar música soul e eu sempre gostei disso, desde pequena".
Seu primeiro álbum, "The Soul Sessions", lançado no segundo semestre de 2003, consistia-se em um álbum de covers de soul music pouco conhecidas de artistas como Wright, Aretha Franklin, Laura Lee e Bettye Swann. E ainda assim alcançou o top cinco da parada britânica de álbuns e o top quarenta da Billboard 200, que é a parada estadunidense. "Fell in Love with a Boy", uma regravação da música "Fell in Love with a Girl" do The White Stripes, alcançou o top vinte da parada de singles britânica. "Super Duper Love" também alcançou o top vinte na Inglaterra.
Após tanto sucesso com o seu primeiro álbum, Joss Stone lançou seu segundo álbum, "Mind, Body & Soul", lançado no segundo semestre de 2004 e composto de músicas originais. Estreou em primeiro lugar na parada de álbuns britânica, inclusive, quebrando o recorde de cantora mais jovem a chegar ao topo da parada britânica, lugar que antes pertencia à cantora Avril Lavigne. No entanto, não entrou no top dez da Billboard, ficando em 11° lugar. "You Had Me" foi seu primeiro sucesso a entrar no top dez do Reino Unido. "Right to Be Wrong" e "Spoiled" alcançaram o top quarenta e "Don't Cha Wanna Ride" o top vinte.
Participou em 2004 da regravação da música "Do They Know It's Christmas?", de 1984, escrita pelos organizadores da Band Aid Bob Geldorf e Midge Ure. Regravação esta realizada em conjunto com a Band Aid 20 em prol da região de Darfur, no extremo oeste do Sudão. Outros constituintes do grupo foram o vocalista do Coldplay, Chris Martin, e o vocalista do U2, Bono.
Em 2005, foi indicada a três Brit Awards, dos quais ganhou dois ("Artista Solo Feminina Britânica" e "Artista Britânica de Música Urbana"). Também já foi indicada a cinco Grammy Awards (incluindo "Artista Revelação"), dos quais ganhou um ("Melhor Performance de R&B por um Duo ou Grupo com Vocais" por "Family Affair" em 2007). Além de tudo isso, já fez umas pontas como atriz também.
Não é só o sucesso extremo desde o lançamento de seu primeiro álbum que demonstra facilmente o quão boa ela é no que faz. Ouvir uma música sua é o bastante para perceber o potencial dessa jovem cantora, com uma voz lindíssima e um forte carisma. Simples, entregue à música e ao poder que ela tem, ela canta e encanta a todos por onde quer que passe.
Joss Stone se apresentou no Brasil pela quarta vez no último dia 29, durante o Rock in Rio, no palco Sunset. Tendo sido a terceira ano passado na cidade de Itu, durante o festival SWU, a segunda durante uma turnê em 2009 e a primeira durante turnê em 2008.
A bela Joss Stone, dona de uma voz mais bela ainda, cativou a todos em seu show no Rock in Rio, sem discursos pré-escritos, cheia de espontaneidade e simplicidade. Conversou com a plateia, pediu que escolhesse músicas a serem cantadas e até pediu ajuda para que fosse cantada a música "Karma", justificando que às vezes esquece algumas palavras. Não foi falta de profissionalismo, foi simplicidade. Simplicidade esta que faz dela mais interessante ainda. Permitindo-se improvisos, sentindo-se à vontade no palco, chegou a brincar consigo mesma, pedindo, em um momento, que desligassem o telão porque não havia gostado de seu cabelo. Joss Stone, sem alisamento de cabelo, sem se utilizar de seu corpo para fazer performances sensuais, maravilha o público com seu Soul e com o seu sorriso. Deliciosa de se escutar. Digna de Palco Mundo, digna de muita admiração.
Joss Stone, que você venha ao Brasil novamente em 2013! E antes! E depois!

2 comentários:

  1. A primeira turnê da Joss aqui no Brasil foi em 2008, onde passou por Rio, São Paulo e POA. Corrijam.

    ResponderExcluir