sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Da série “Vale a pena conferir”: MASP


Por Carlos Pinho

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o popular MASP, foi fundado em 1947 pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, com a ajuda do crítico de arte e antiquário italiano Pietro Maria Bardi. Localizado na Avenida Paulista, o MASP é uma instituição sem fins lucrativos e possui a mais importante coleção de arte ocidental da América Latina. A sua coleção é considerada patrimônio histórico brasileiro desde 1969, quando foi tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o atual IPHAN.

Manchete do Jornal do Brasil (07/11/1968) sobre a inauguração da nova sede do museu.

A sua sede atual, inaugurada em 1968 com a presença da rainha Elizabeth II, é uma das principais obras da arquitetura modernista no país. Seu famoso vão-livre, por muito tempo o maior do mundo, possui 74 metros de extensão e é a sensação entre os visitantes.

Chatô, o visionário

Assis Chateaubriand

Entre as décadas de 1940 e 1960, Assis Chateaubriand era um dos homens mais poderosos do país, controlando um império midiático, o conglomerado Diários Associados.

Pioneiro no ramo das comunicações no Brasil, Chatô, assim conhecido pelos íntimos, era, sobretudo, um homem empreendedor e um grande incentivador do crescimento e desenvolvimento do país em diversos aspectos, como culturais, econômicos e artísticos. Uma de suas principais iniciativas era de fundar um museu. Inicialmente, pensou em sediá-lo no Rio de Janeiro, mas escolheu São Paulo por ver mais possibilidades de arrecadar nesta cidade o capital necessário para a formação do acervo.

A sua maneira de negociar doações ao museu junto aos empresários era, no mínimo, curiosa. Em troca dos donativos, Chateaubriand cedia espaços publicitários em suas empresas (nas rádios, nos jornais, nas revistas e, posteriormente, na televisão). Além disso, o doador recebia o título de mecenas.

Pietro Maria Bardi

Apesar de ser apaixonado por obras de arte, Chatô pouco entendia desse universo e de seu mercado. Com isso, convidou Pietro Maria Bardi para o projeto. O italiano foi essencial na criação do museu, bem como na escolha das obras que seriam adquiridas.

Pietro Maria Bardi e a Diana Adormecida
Foto tirada por Juvenal Pereira em 1986.

Pietro pretendia ficar à frente do projeto por apenas um ano. No entanto, permaneceu no comando por quase meio século.

O MASP hoje

Atualmente, o Museu de Arte de São Paulo é presidido pelo advogado João da Cruz Vicente de Azevedo. A curadoria está a cargo do crítico de arte Teixeira Coelho.

Um comentário:

  1. Eu já fui lá é incrivel e legal vc contar a história do museu aqui parabéns pelo post

    Estamos entregando livros para os mais criativos se puder participar ficaremos felizes
    abraço

    ResponderExcluir