sábado, 3 de setembro de 2011

Nunca é tarde pra se revelar

Vale a pena conferir a voz do norte-americano Charles Bradley. Surpreendente. Surpreendente a sua música e a sua revelação. Emergindo pela Daptone, o novo ícone da soul music é ex-cozinheiro e foi "descoberto" pela galera da Daptone tocando na noite do Brooklin sob o nome de Black Velvet, fazendo imitações de James Brown.
Charles Bradley esperou 48 anos para lançar seu primeiro álbum, cujas faixas muito tem a ver com sua vida pessoal. São pequenos relatos das dificuldades de sua vida e seu título é "No time for dreaming".
Lançado em janeiro, seu CD possibilitou que Charles esteja sendo considerado equivalente a grandes nomes do soul como Otis Redding e Al Green. Suas músicas do álbum são executadas pela Menahan Street Band, especialista em black dos anos 1960 e 70. Com o sucesso surpreendente de seu lançamento, Bradley, que mal tinha saído dos EUA, embarcou em uma bela turnê mundial.
Charles nasceu no estado da Flórida e foi criado em Nova York. Passou parte de sua infância nas ruas. Sua vida mudou a partir de um show de James Brown, no qual foi levado pela sua irmã. Bradley tinha então 14 anos, e a partir deste dia, segundo o próprio, a música passou a ser sua vida. Tornou-se cozinheiro em um bar do Maine através de um programa do governo e foi lá que conheceu a banda por ele considerada a melhor que teve em sua vida. Com eles tocando juntos a casa enchia, até que os integrantes foram convocados para servir no Vietnã e não mais se encontraram. Depois disso Charles trabalhou em um hospital psiquiátrico em NY, onde ficou por quase uma década, até que pediu demissão e decidiu correr o país de carona. Seus 20 anos seguidos dessa pequena aventura passaram-se com ele trabalhando como cozinheiro. Justamente quando ele pensou que conseguiria finalmente comprar um imóvel, foi demitido. Voltou para a família em Nova York e passou a fazer biscastes e tentar novamente a vida na música. Aos 51 anos seu irmão foi assassinado pelo próprio sobrinho, um choque. Foi aí, nesse período de depressão que ameaçava a própria vida de Charles Bradley, que ele conheceu o rapaz branco Gabriel Roth, dono do pequeno selo Daptone Records, além de ser baixista, compositor e engenheiro de som.
Este rapaz chamou Bradley para participar como vocalista em algumas produções suas. Em 2007, a música retrô de Gabriel Roth teve a oportunidade de sair dos guetos e se tornar mais conhecida através do produtor Mark Ronson, que convidou sua banda, os Daps-Kings, a acompanhar à cantora agora já falecida Amy Winehouse, no disco "Black to black". Este ano, Roth veio ao sucesso com a ex-carcereira e ainda assim diva musical Sharon Jones, quem, aliás, fez muito sucesso nos palcos brasileiros no mês de junho deste ano.
No meio disso tudo Charles Bradley conheceu o guitarrista Thomas Brenneck por intermédio de Roth. O guitarrista ficou fascinado com as histórias de vida de Bradley e foi através de seu conselho que Charles as transformou em música e que foi convidado por ele a gravá-las com sua banda, a Menahan Street Band. Charles Bradley, afinal, é uma prova viva de que nunca é tarde para a realização de sonhos.
Ainda não há previsão de shows e nem de lançamento do CD por aqui, só nos resta torcer para que não demore demais! Enquanto isso temos que nos contentar com os videos no youtube. Não deixem de assistir, ouvir e apreciar!

http://www.youtube.com/watch?v=86nnjtedA0U&feature=fvst

http://www.youtube.com/watch?v=moiUyFQQE-0

4 comentários:

  1. muito maneiro o seu blog,já seguindo!
    retribui!

    http://rotinadavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog, já estou seguindo
    siga-me:

    www.vestibulandoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olha, gostei, muito bom.. Blog que merece ser reconhecido pelo talento que seus colunista obtem!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Sempre gosto dos posts de divulgação de músicos nem tão conhecidos. Mesmo que a maioria não seja exatamente do meu estilo favorito, pelo menos eu ouço uma música boa e de um estilo diferente, que de putra forma nunca ouviria.

    ResponderExcluir