segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

E lá se vai a diva Whitney Houston...


Whitney Elizabeth Houston nasceu em 9 de agosto de 1963 e faleceu no último sábado, 11 de fevereiro de 2012. Dentre suas facetas de atriz, modelo e cantora é, sem dúvidas, na última que Whitney Houston mais se destacou e encantou. Cantou blues, pop, R&B e também gospel. O modo como muitas vezes é chamada, "The Voice" (A Voz), demonstra o quanto sua voz era de uma beleza ímpar e de um valor inestimável.
Muitas vezes comparada a artistas como Frank Sinatra e Aretha Franklin (sua madrinha, por sinal), está entre os 500 maiores artistas de todos os tempos da revista Rolling Stones. Mais que isso, segundo o Guinness Word Records, Whitney Houston foi a artista mais premiada de toda a história: 415 prêmios até 2010, dentre os quais 2 Emmy Awards, 6 Grammy Awards, 30 Billboard Music Awards e 22 American Music Awards. Whitney chegou 30 vezes ao topo das paradas da Billboard.
Whitney começou a cantar com 11 anos em uma igreja e depois passou também a se apresentar junto de sua mãe, Cissy Houston, quando foi descoberta pelo empresário da Arista Records Clive Davis (fato este sobre o qual há divergências). Desde então lançou dez álbuns: sete de estudio e três de trilha sonora, todos certificados como no mínimo ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA). Houston iria lançar mais um álbum de estúdio e mais um de trilha sonora este ano; também iria participar de mais um filme.
Seu álbum de estreia (1985) demorou um pouco, mas até que emplacou e foi o álbum mais vendido no ano. Já o segundo foi o primeiro álbum de uma cantora a estrear em primeiro lugar na Billboard 200. Seu primeiro single, "I Will Always Love You", se tornou o mais vendido por uma cantora.
Seu primeiro papel no cinema foi em "O Guarda-Costas" (1992), fazendo muito sucesso como protagonista. Contribuiu também com a trilha sonora do filme, álbum este que se tornou o mais vendido por uma artista feminina. Atuou em outros filmes como "Waiting to Exhale" (Falando de Amor) e "The Preacher's Wife" (Um Anjo em Minha Vida), contribuindo na trilha sonora de todos. A trilha-sonora de "The Preacher's Wife", por sinal, foi lançada um mês antes do filme; foi uma oportunidade que Houston teve de realizar uma vontade sua: um álbum gospel. Álbum este que se tornou o álbum gospel mais vendido da história da música, fazendo com o que o filme fosse indicado, inclusive, ao Oscar de melhor trilha-sonora original.
Em meados de 1992 Whitney se casou com o cantor Bobby Brown. Em 1993 deu à luz sua filha, Bobbi Kristina. Em 1994 Houston fez seus primeiros e únicos shows no Brasil: participou do festival Hollywood Rock no Rio de Janeiro e se apresentou no estádio do Morumbi em São Paulo. Em paralelo à sua carreira, Whitney desenvolveu também um trabalho junto à instituição filantrópica que criou em 1989, a Fundação Whitney Houston for Children, sem fins lucrativos e voltada às crianças carentes e vítimas de AIDS e de câncer.
No final de 2002 a cantora confessou que consumia drogas como cocaína e crack. Durante as duas últimas décadas consta-se que ela foi internada em clínicas de reabilitação diversas vezes. Por causa do vício em drogas, a diva sofreu grandes dificuldades financeiras. Endividada, em 2006, a estrela colocou em leilão sua casa avaliada em muitos milhões. Pouco tempo depois Whitney pediu o divórcio após um casamento de 14 anos envolto em polêmicas, brigas e envolvimento com drogas. Pouco tempo depois aparece feliz e recuperada. Depois de tanta espera, em meados de 2009 foi finalmente lançado o álbum de retorno da maravilhosa Whitney Houston: "I Look to You". O álbum estreou já na primeira posição dos mais vendidos nos EUA.
Whitney Houston se eternizou. Será sempre uma das maiores cantoras já conhecidas. Foi encontrada morta no sábado em uma banheira de hotel em Los Angeles, aos 48 anos. O resultado final da autópsia tem de aguardar o boletim toxicológico. A causa da morte ainda é indeterminada, mas se suspeita que ela tenha usado o ansiolítico Xanax, para o qual ela tinha receita e que tenha adormecido e, com isso, se afogado. O resultado final deve ser divulgado dentro de um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário