quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O fundamento da futilidade em nossas vidas


Há 12 anos estamos acostumados a, no mínimo, ouvir falar sobre Big Brother Brasil durante os primeiros meses do ano. Já há algum tempo que muitos dizem que este programa já deu o que tinha que dar e desde o início que muitos gostam de criticá-lo. E eu fico me perguntando porque tantos de nós sentimos prazer em crucificar as pessoas que confessam assistir a este reality show. Ele merece muitas críticas negativas, sem dúvidas. Mas quer saber? na minha opinião nossa crítica deve ir além de só falar mal do programa, temos mesmo é de ser críticos com tudo. E acho que taxar as pessoas como 'ignorantes' só por assistir ao BBB é, no mínimo, arrogância. Concordo que não é exatamente um programa inteligente. Não acrescenta muita coisa a ninguém, ou pior, acrescenta mais besteirol à mente do povo. É, pelo menos, facilmente possível observar bastantes coisas em relação ao comportamento humano assistindo a essa tentativa de assassinato do bom-senso (na minha opinião, o recente "caso Daniel" é uma polêmica e consistente prova de que o ser humano anda realmente carente de bom-senso, se é que um dia o teve). Percebemos com isso o quanto podemos ser tolos e quase enojantes por criarmos um programa como esse e também por aceitarmos participar disso (mas, tenho de confessar, eu ainda nos acho infinitamente mais tolos e repugnantes por cada guerra, cada estupro, cada injustiça).
Provavelmente muitos discordarão do que estou escrevendo, mas para eu expor minha opinião eu tenho que estar pronta para isso. E apesar de, com toda a sinceridade possível, eu realmente ter essa opinião sobre o tal do Big Brother Brasil, ora e meia eu me pego assistindo o tal. Não vou fazer pose de mega intelectual e empinar o nariz, eu confesso sim que eu acabo vendo nos dias de "paredão". Claro que me sinto mais satisfeita quando vejo as pessoas ao meu redor tendo mais o que fazer do que assisti-lo, como ler um livro, ver um filme ou namorar um pouco. Assim como eu concordo que uma pessoa é bastante tola se gasta o pouco tempo de sua vida apenas assistindo a programas como BBB, vendo filmes comerciais como comédias repetitivas e besteirois americanos, não lendo nem livros nem jornais, não estudando, simplesmente não se interessando por nada que realmente possa lhe fazer bem, intelectualmente falando. Mas eu me pergunto, será que uma pessoa que faz dos estudos algo rotineiro, e que ainda o faz com gosto, que devore livros, que leia o jornal todos os dias, que seja um cidadão atuante e consciente e que seja um ótimo profissional, mas que cometa o pequeno deslize de à noite sentar à frente da TV e assistir ao tão mal falado BBB, então essa pessoa deixa de ser inteligente?
Futilidade. BBB é uma futilidade. Mas me diga, quem não vive sem pelo menos uma futilidade? Será mesmo que assistir ao BBB é pior do que dar tanto valor às marcas das roupas? E você que tem dinheiro pra levar seus filhos pros cantos mais interessantes do planeta e ainda assim insiste em levá-los todo ano pra Disney e apenas para lá? E você que coleciona besteirinhas sem nenhuma utilidade? E a criança que mora em uma casa com um jardim enorme, cachorros tão amigos no quintal e com uma piscina de águas azuis à sua espera em um dia lindo de sol e prefere ficar trancada dentro de casa jogando videogames? E mais, e os pais dessas crianças que acham isso normal? E você que não assiste BBB, mas assiste a todas às novelas possíveis? E você que é viciado em joguinhos de computador (ok, alguns podem até ser inteligentes, mas acho que nada é tão bom quanto jogar ou brincar com uma outra pessoa em vez de com uma máquina; portanto, tudo bem jogar, mas sem tornar isso um vício, sem ser horas por dia, certo?)? E você que muda de carro todo ano, tem TV à cabo e compra eletrônicos mil por mês, mas que mantém seus filhos na rede pública, mesmo sabendo que poderia dar melhores condições de estudo a eles se não fossem tantos gastos com coisas desnecessárias? E você que sai pra balada e fica com dez na mesma noite? E você que bebe todas pra esquecer de algo ruim que aconteceu? E você que não assiste ao BBB, mas todo sábado gasta mil reais em novas roupas?
Futilidade. Cada um com a sua. No singular ou no plural, não existe um ser humano sequer que se livre delas. E pra quem acha isso ruim, eu digo que acho isso até bom. É mais, é fundamental. Ser intelectual deve mesmo ser muito bacana (eu, pessoalmente, busco isso pra mim), mas alguém nesse mundo vive só de intelectualismo? Precisamos mesmo ter algo que distraia sem o compromisso de termos que aprender com esse algo. O importante é não perder o bom-humor. É claro, aconselho a trocarem o BBB por "Os Simpsons", "The Big Bang Theory", "Friends" ou "Two and a half men", mas se a pessoa quer ver BBB, e daí? eu não tenho nada com isso, você tem? e, sinceramente? do mesmo modo, não são programas que nos ensinem algo inteligente, são apenas programas que nos divertem, que são bons por serem engraçados.
Existe um abismo entre só assistir e só se interessar por futilidades ou ser uma pessoa que se interesse por coisas como o verdadeiro cinema, literatura, artes plásticas, ou por arquitetura, por filosofia, poesia, pelas leis, por música, teatro, engenharia, física, química, pela escrita (...) e que desenvolva em si mesmo tudo aquilo pelo que se interessa e se dar ao "luxo" de descansar com uma futilidade. A vida não é feita só de seriedade, ela também precisa de um besteirol. O problema não está em assistir BBB, o problema está em vivermos em uma sociedade que faz da ignorância algo predominante. Fato este que faz com que um BBB não seja uma futilidade apenas na vida das pessoas, e sim mais uma dentre tantas outras que se tornam parte da rotina. Repito, o problema não é assistir ao BBB, o problema é só assistir a programas fúteis com o BBB. Assistir a um, será mesmo que faz tanto mal? já assistir a vários desse calão, creio eu que seja pior do que assistir a nenhum inteligente. Assim como o problema não é jogar videogame nem joguinhos no computador, e sim fazer dessa sua única atividade de lazer em casa. O problema também não é viajar para a Disney, o problema é só ir para lá podendo conhecer um mundo imenso de cultura e beleza. O problema é a falta de discernimento pra distinguir as futilidades das coisas que realmente têm valor.

4 comentários:

  1. Olá,querida
    Foi um dos posts que mais elenca motivos pra não se ver BBB ou se ser fútil... gostei demais!!!
    Há centenas de motivos que nos constrangem de sermos tidos como seres humanos pensantes... Santo Deus!!!
    Gostei de parar por aqui e ter mais Discernimento dos reais valores que nos devem reger...
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
  2. Olá Elis e demais membros do blog. Conheço vc pessoalmente, não sei se lembra de mim, sou amigo do seu pai e músico das bandas Massahara e Caravela Escarlate.
    Gostei do texto pelo assunto que ele aborda e pela argumentação, porém tenho alguns pontos a comentar com outro ponto de vista.
    Se pensarmos na questão histórica, pra mim chega a ser uma triste constatação ver que ainda enquanto seres humanos não conseguimos abandonar o instinto de nos divertirmos perante a "desgraça" alheia, a observação do bizarro ou dos comportamentos extremos, tal como na Roma Antiga, ainda nos sentimos atraídos por isso. Acho que o condenável no BBB não é um comportamento individual de assistir, mas sim um comportamente coletivo de permitir a quase que "perpetuação" de uma forma de entretenimento tão besta, banal e sem sentido. Não patrulho ninguém por assistir, a futilidade tem sim sua importância para o indivíduo, que necessita de válvulas de escape para a dureza da realidade, como o humor, a descontração, entre uma série de outras coisas. Agora, o que não podemos é desligar nossa inteligência e senso crítico na hora de assistir TV. Há excelentes maneiras de entreter, de forma simples, porém sem apelação. A TV brasileira já deu ótimos exemplos no passado (e até mesmo no presente) de como fazer isso. O que seriam as artes senão uma forma de entretenimento para quem as aprecia? Acho que até a comparação com as novelas é descabida, porque as novelas por mais futilidade que tenham (e ideologia da classe dominante que carreguem), possuem roteiro, trama, interpretação, cenário, dialógos, uma série de coisas que demandam um mínimo inteligência tanto de quem faz quanto de quem assiste. Agora o BBB não, nem pra avaliar comportamento humano serve, pq as edições induzem outras interpretações de quem assiste e os participantes são tb massa guiada pelas direções desses programas. É uma fantasia muito mal travestida de realidade. As novelas pelo menos se assumem prontamente como ficção.
    E não é só o assistir. A sociedade brasileira armou e continua consumindo todo um aparato, que edificou um completo monumento a futilidade BBB e relacionadas - são revistas de fofocas, sites, blogs, paparazzos, réporteres nas ruas, revistas masculinas que se alimentam das celebridades fabricadas lá, etc.
    No fim do texto vc pergunta...será que faz tanto mal assim? minha opinião é que sim. É mais um degrau que descemos no nosso incrível desaprendizado e desumanização. Vc citou diversas coisas como fúteis...o consumismo, o isolamento e a falta de convívio social, a alienação. Mas isso não esvazia nem as mais frágeis críticas ao BBB (e eu extenderia a quase todos os programas desse formato "reality show" uma péssima criação contemporânea, da nossa geração). Uma futilidade, por maior que seja, não invalida a outra. E pra finalizar, podemos ver que em países com maior nível cultural que o nosso, o tal BBB nem existe mais...
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  3. Olá Ronaldo! Sim, é claro que eu me lembro de você. =D Gostei muuuito do seu comentário, obrigada. Esse tipo de texto crítico e opinativo é mesmo para isso, para discurtirmos ideias. E eu, sem dúvidas, não defendo que ninguém assista ao BBB. O que eu defendi de fato é apenas o fato de que não acho que uma pessoa seja totalmente ignorante pelo fato de assistir ao BBB, acho que são necessárias mais coisas além disso pra que a pessoa realmente possa ser considerada "não muito inteligente", entende? Falta de cultura, mais futilidades, sei lá, coisas do genêro.
    Concordo sim que o programa é, sem dúvidas, uma bestialidade e também uma vergonha. Mas ainda acho que uma pessoa não se torna uma besta por assisti-lo, desde que tenha consciência de que está assistindo algo que é, de fato, uma bestialidade. Acho que um ponto x do que quis dizer é que o mais importante é saber distinguir, discernir as coisas, sabe? Na minha opinião, uma coisa é assistir por assistir, tendo consciência do que o programa é, apenas como uma futilidade, e outra é assistir achando que é algo legal.
    Quanto às novelas, você tem razão. Não tinha pensado nisso, apesar de ainda achar que a maioria é bem ruim (novelas como "A Vida da Gente" e "Cordel Encantado", as últimas do horário das 18h, por exemplo, foram excelentes em todos os aspectos, foram novelas artísticas, não comerciais; então não julgo o formato novela, gosto quando é boa, julgo o que se tem feito desse formato nos últimos tempos, o que tem prevalecido nele).
    Quanto a realitys shows, acho "Top Chef" e "Next America's Top Model" exemplos de que o formato pode ser interessante, pois eles têm um objetivo profissional e as pessoas são vistas apenas por esse aspecto e o que ganham é algo relacionado à carreira, não é meramente dinheiro. Acho isso interessante.

    Beijos!
    Elis

    ResponderExcluir