segunda-feira, 28 de maio de 2012

MAGOOU? TOME REMÉDIO E ESQUEÇA!



É difícil de acreditar, mas nossos digníssimos cientistas estão perto de criar uma das coisas que a humanidade mais sonhou em ter durante toda a sua existência: a pílula do esquecimento. E alguém aí sabe o por que da minha animação? É que a partir da criação da nova maravilha, más lembranças e situações traumáticas poderão ser completamente apagadas de seu cérebro.

Deixa eu tentar explicar. Estudos comprovam que a memória não está relacionada apenas com o passado. Cada vez que nos lembramos de algum fato, a estrutura responsável por esse setor do cérebro é modificada baseada no momento em que estamos vivendo, alterada pelos nossos sentimentos e pelo conhecimento adquirido através dos anos. Trocando em miúdos, quanto mais o tempo passa, mais o medo e a tensão passam de sensações momentâneas a partes integrantes da própria lembrança.

Segundo os responsáveis pelos estudos, o cérebro não procura um ambiente perfeito de lembranças, e sim uma espécie de atualização natural. É como se o cérebro se certificasse de que as informações que ocupam espaço em nossa cabeça ainda são úteis. Isso até pode tornar nossa memória menos precisa, mas também a torna mais relevante para o futuro.

Com relação ao nosso organismo, sempre que o cérebro mantém uma lembrança, ele utiliza uma pequena quantidade de produtos químicos. A boa nova é que a neurociência descobriu que uma família igualmente pequena de compostos químicos pode ser sintetizada em forma de pílula para tentar neutralizar aqueles encontrados no cérebro, funcionando como uma verdadeira borracha.

Tudo ocorre assim. Nossa memória tem seu início em um conjunto modificado de ligações entre as células do cérebro. Para podermos reconstruir algum fato, buscar uma lembrança, é preciso que um conjunto de tecidos elétricos seja unido mais firme que o normal, de modo que um dispara as células do tecido imediatamente acima. Só assim essa lembrança é “edificada”. Quando um circuito de células que representam uma memória é ligado em conjunto.

Para estabilizar as células nervosas e mostrar para o resto do corpo o bom e o ruim, o cérebro precisa sintetizar proteínas. Uma delas já foi identificada pelos cientistas e se chama PKMzeta.

É tudo muito complexo, mas, está enganado quem pensa que esses estudos estão distantes da realidade. Os neurocientistas envolvidos no projeto já têm avançado em suas pesquisas com cobaias. Choques elétricos repetitivos, fez com que ratos de laboratório criassem em sua memória o alerta de que, ao se aproximarem de um dos cantos da gaiola, se machucariam.

Algum tempo depois, os pesquisadores passaram a administrar pequenas quantidades de hormônios inibidores de PKMzeta, e notaram que em pouco tempo os ratos voltavam a frequentar o canto da gaiola que lhes causava tanto pavor.

Mas apesar do sucesso nas experiências com cobaias, outras pesquisas ainda terão de ser realizadas em breve, para testar a eficácia da pílula, o que aproxima, cada vez mais, os testes em humanos.

Achei essa matéria sensacional! Imagina você não se lembrar da dor da perda de um ente querido apenas tomando um simples comprimido.

Viva a Ciência!

2 comentários:

  1. Acho que a venda livre de uma púlula dessas seria uma catástrofe pra vida humana. Provavelmente apenas mais um modo do governo dominar e do crescente comércio farmacêutico ganhar mais muitos bilhões por remédios desnecessários. Pior que isso, remédios PREJUDICIAIS MESMO. Agora é isso, remédio pra tudo: pra dormir, pra comer, pra não comer, pra lembrar e até pra esquecer!
    Como assim gostar de esquecer que um ente querido faleceu?? com todo o respeito, mas me parece uma tolice dizer isso.
    Sem dor NÃO HÁ crescimento. E se a pessoa foi querida, como querer esquecer de algo TÃO importante em relação a ela? O triste também é FUNDAMENTAL em nossas vidas, não é só o alegre. Querer esquecer certas coisas é como querer deixar de ser humano, pois uma das características em nós que mais nos diferenciam das demais espécies é justamente a capacidade de SENTIR, discernir os sentimentos e de crescer com eles.
    Acho muito complicado isso e ficaria muito satisfeita se os cientistas descobrissem que a pílula não pode ser utilizada por nós, seres humanos.
    Já é triste esquecermos de coisas de nossa vida naturalmente, tanto de ruins quanto de boas, propositalmente então... onde fica o seu EU? a sua história de vida? a sua maturidade? sem todos os processos de sofrimento não dá desenvolvimento da capacidade de se enfrentar a vida.
    Esquecer coisas ruins não vai tornar a vida menos difícil, vai apenas tornar a pessoa mais gado que nunca. Imagine esquecer tudo de ruim que acontece com você. Ninguém nunca vai poder te conhecer bem se você não for capaz de admitir as coisas ruins, de contar e de superar. A pessoa que tomar essa pílula vai ser apenas um corpo ambulante vivendo uma ENORME ilusão.
    Não acho legal essa pílula. É interessante a possibilidade de sua criação, mas não a sua utilização.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. É o fim da maturidade!

    A medicina miraculosa tem remedinho pra curar tudo, até as frustrações que nos fazem crescer e nos tornam quem somos.

    Tome a pílula do esquecimento e torne-se você também um boçal zumbi feliz!

    []’s

    ResponderExcluir