segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Abrace a Serra - Abrace e Aperfeiçoe essa Ideia


É de conhecimento de todos a catástrofe que ocorreu nas serras fluminenses em janeiro de 2011, e que se tornou a maior do país. O que talvez não esteja sendo tão divulgado é a campanha “Abrace a Serra”, uma iniciativa de moradores e empresários de Petrópolis/RJ com o objetivo de arrecadar fundos para os desabrigados pelas chuvas.

A casa de shows Tamboatá, em Itaipava (RJ), abraçou a serra e recebeu, no dia 21 de janeiro, seis bandas de Petrópolis e os Djs Goody e Christian Paes, além dos Djs residentes Vinicius Magalhães e Vitor Ventura, direcionando os lucros às vítimas.

E ontem, 27 de fevereiro, o Parque de Exposições de Itaipava recebeu Toni Garrido, Lenine, Arlindo Cruz, Alcione e Djavan dando um show apresentado por Thiago Lacerda, Heloisa Perissé e Murilo Benício, cujo lucro dos ingressos vendidos foi diretamente direcionado à construção de moradias para as vítimas das enchentes e barreiras. Além disso, qualquer um pagava meia entrada desde que levasse 1kg de alimento. Uma idéia legal e que demonstra o quanto, geralmente, lucra-se com os preços comumente caros pois tal atitude mostra como é possível fazer shows a preços mais populares.

É preciso se admitir que deixaram a desejar. Como é de costume, o público petropolitano não compareceu e a infra-estrutura era inadequada para uma cidade em que as chuvas predominam no cenário climático. Mas o pior foi que cada cantor atuou no palco por cerca de 15 minutos. Djavan, o mais esperado pela maior parte do público presente, foi quem menos cantou. O show dividido em pequenas “participações especiais” durou cerca de uma hora apenas. Após isso, o DJ Sany Pitbull fez todo mundo dançar colocando pra tocar o funk carioca e batidas eletrônicas muito bem remixadas.

A questão é: a idéia é ótima, mas pareceu mais um show comercial e não realmente solidário. Cada um dos artistas realmente só pode doar 15 minutos de seu valioso tempo? Por que não fazer dessa idéia uma constante e realizar shows com o mesmo objetivo em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, onde o público é muito maior? E mais, por que não fazer eventos desse gênero não só pela maior catástrofe do Brasil, mas também por outras causas? Desse modo, poder-se-ia ajudar a solucionar problemas e/ou prevenir futuros outros.

É bonito saber o quão bom é o coração dos artistas participantes, não é mesmo? Ou melhor, será mesmo? Se cada um deles e mais alguns doassem uma hora de seu tempo a cada alguns meses a arrecadação seria extremamente maior e a solidariedade deles seria muito melhor demonstrada. E isso, obviamente, implica que os patrocinadores deixem de lado, durante uma hora de certo em certo tempo, a ganância.

A conclusão é que a idéia é maravilhosa, mas por trás dela há outras questões e possibilidades de aperfeiçoamento. Apesar disso, a produção deve ser parabenizada pela realização. A chuva fez alguns desistirem de comparecer, mas quem foi não se arrependeu. Espera-se que novos eventos como esse venham a acontecer. Abrace a Serra - Abrace você também essa idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário