terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Simplicidade x Individualismo


Costumamos dizer que os acontecimentos simples são os melhores. Mas por que, ao pensarmos neles, também temos o costume de nos referirmos a um pôr do sol, à visão do mar ou a um céu estrelado? sem querer desmerecê-los, são lindos e nos são dados por Deus e pela Mãe Natureza, mas por que tanta individualidade?

Simples mesmo, para um ser humano que se encontra cada vez mais conturbado, materialista e consumista, são uma mãe amamentando o filho, um adolescente dando lugar a um idoso no ônibus, a gentileza em oferecer um biscoito a uma criança mesmo sem conhecê-la, a educação do “muito obrigado”. E, por serem atitudes que atingem a um outro alguém, são mais fascinantes ainda.
Um outro ser humano será sempre mais importante do que um pôr do sol, por mais bonito que o fenômeno seja. Simplesmente porque ficará ainda mais belo e interessante com uma companhia, a qual se possa abraçar e partilhar o momento.
Mais simples ainda seria esse abraço. Há pessoas que temem ser tocadas. Por que? medo de germes e bactérias? devia-se ter medo é da solidão. Cada vez mais comum, causadora de doenças psicológicas, torna o ser humano menos feliz. A energia e o calor trocados são tão naturalmente simples e maravilhosos que geram força, esperança e fé.
O bom humor é outra simplicidade, e é uma daquelas que acaba por se transformar em dádiva. Gera o riso e o otimismo ao próprio e aos demais. Um aperto de mãos, tão simples, pode significar a palavra de quem o realiza. Um trato, um acordo, e o caráter dos donos das mãos é revelado.
Um beijo é tão simples e tão gostoso! Envolve duas pessoas, dois corpos e dois corações. Compartilhar, isso sim é simplicidade, e mais, felicidade! “Fazer o bem sem olhar a quem” é outro bom exemplo, porém alguns possuem tanta dificuldade em fazê-lo!
A ganância do homem é a sua própria cavação de cova. Não que ele vá morrer mais cedo, a expectativa de vida cresce a cada dia. Mas quem disse que viver é só respirar? viver mesmo é ser feliz, e pra isso é preciso ser simples e saber dar o merecido valor às coisas.
Ser simples não significa ser simplificado. E não é pra ser. Significa ser do jeito que se é sem se esquecer dos outros. “Gentileza gera gentileza”. Altruísmo e compaixão se atraem. Não é preciso ser Jesus nem Mahatma Gandhi, basta apenas ser simples!
Simples, não?

Um comentário: