sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

UMA DISPUTA. MUITOS INTERESSES.


Por Carlos Pinho. . .
O noticiário do futebol está agitado por conta da briga pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, durante o triênio 2012-2014. Na última quarta-feira, o Corinthians anunciou a saída do Clube dos Treze, entidade que representa os clubes em negociações desse tipo. Ontem foi a vez dos dirigentes dos quatro grandes clubes do Rio confirmarem, em entrevista coletiva, os seus afastamentos da entidade. Alegaram que não concordavam com a forma de condução feita pela entidade nesse caso. No entanto, para o mandatário do Botafogo, Maurício Assumpção, esse ato não caracterizava um rompimento total.
Com isso, poderiam negociar diretamente com os interessados pelo evento. A Globo é a atual detentora e a Band, sua parceira na empreitada futebolística. No final de 2010, começou a ser noticiada uma possível negociação do Clube dos Treze com a Rede Record, emissora que vêm ameaçando a posição de poder da Vênus Platinada e tem planos muito ambiciosos na busca pela liderança de audiência. A Rede TV! também demonstrou interesse em transmitir o Brasileirão pelos próximos três anos. Emissoras de televisão fechada estão de olho na questão dos pacotes pay-per-view.
O que vem sendo ventilado na mídia: “A Rede Record, num lance ousado, ofereceu a possibilidade de alterar o horário da rodada de meio de semana para 20h”(do site O Vermelho, matéria de Marco Aurélio Mello). Uma atitude nesse sentido seria muito interessante para os amantes do futebol que saem tarde das partidas que começam às 22 horas. E aos telespectadores também. Pois poderiam dormir mais cedo sem perder os grandes lances. Entretanto, seria péssimo para a Globo, pois veria os seus principais programas noturnos, o Jornal Nacional e a novela das nove, competindo com a paixão do brasileiro.   

Ademais, poderia significar um marco na história da televisão brasileira. Pois tal acontecimento seria a possibilidade de se dar mais concorrência ao meio televisivo. Há vários anos, a emissora da Família Marinho domina as paradas de sucesso sem ser ameaçada diretamente. Um monopólio que só empobrece a qualidade das programações. Desde as produções da extinta Rede Manchete, do saudoso Adolpho Bloch, ninguém demonstrou estar disposto a tal duelo de modo tão declarado.

Independente de quem vença essa licitação, o importante é que se busque um contrato que faça jus às tradições e merecimentos de seus clubes e que respeite o torcedor, com horários acessíveis e rentáveis. O ideal seria uma democratização na distribuição dos direitos, e não a exclusividade. Isso sim seria pensar no melhor para o telespectador e para o esporte .O futebol brasileiro precisa acompanhar o avanço que o país em si vem vivenciando. Deixar o pensamento mesquinho de tempos nefastos. Focar na valorização do Campeonato e deixar de lado as ganâncias individuais. Afinal, não existe partida com uma equipe apenas, por maior que seja a sua importância.



Um comentário:

  1. Grande Pinho!! Primeiramente parabéns pelo Blog!! Ótimas postanges e essa sobre a briga entre clubes, Clube dos 13 e as emissoras de TV foi um espetáculo!! Disse tudo!!! Vejo que será uma zona a partir de 2012! Fla na Globo, Bota na Record, Vasco na CNT... rsrsrssrrs

    ResponderExcluir