quarta-feira, 18 de maio de 2011

"Água para Elefantes": Drama como pano de fundo para romance

Com direção de Francis Lawrence e roteiro adaptado por Richard LaGravenese, a obra se baseia no livro homônimo de Sara Gruen, 1° lugar entre os Best-Sellers do New York Times. Os 122 minutos de duração da produção contam a história de Jacob Jankowski (Robert Pattinson), que aos 23 anos perde seus pais em um acidente de carro, tem sua casa e bens confiscados pelo Banco devido à dívidas do pai e por isso deixa de fazer os exames finais da faculdade de veterinária que cursava. O drama inicial se passa no período da Grande Depressão nos EUA, mas ao contrário do que se poderia pensar, isso não torna os fatos mais dramáticos ainda, pois esse início de enredo logo se perde quando Jacob entra clandestinamente em um trem. Trem este que carregava nada mais nada menos do que um circo: o Esquadrão Voador dos Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
E é nesse circo em que Jacob acaba por colocar em prática seus conhecimentos veterinários, fato que o proporciona oportunidade de lá trabalhar, e graças a isso ele conhece suas grandes duas paixões: Marlena (Reese Whiterspoon), quem, por sinal, era a mulher do bruto e violento August (Christoph Waltz), o dono do circo; e Rosie, uma aliá (“elefanta”) que chega ao circo após o cavalo da atração principal ter de ser sacrificado. Um animal aparentemente estúpido, que se releva inteligentíssimo. Obedece às palavras, e não à violência. É nesse cenário mágico do circo que se desenvolve um bonito romance, inicialmente baseado apenas em olhares e compreensão.
Ao longo da obra observa-se os maus tratos com os animais, que consistem na parte mais triste do filme, e a que mais emociona; a boa atuação de Christoph Waltz, como August, um homem que não tem dó de maltratar os animais e jogar trabalhadores para fora do trem com ele em movimento para não ter de pagá-los; a beleza inegável da atriz Reese Whiterspoon e o amadurecimento do ator Robert Pattinson, conhecido pela sua participação na série de filmes “Harry Potter” e posteriormente (ainda atualmente) pela série vampiresca e adolescente “Crepúsculo”/”Lua Nova”/”Eclipse”/”Amanhecer” (o último ainda será estreado nos cinemas), baseado nos livros de Stephenie Meyer.
A produção não é surpreendente, mas não deixa de ser boa. Algumas críticas têm sido negativas pois o filme tem sido julgado como pertencente ao gênero Drama. Mas os distribuidores da produção erraram. O filme não é um drama, é na verdade um Romance. O drama serve apenas como pano de fundo para contar a história de Jacob e Marlena, que possuem um final previsível, ou seja, feliz.

Um comentário:

  1. Oi sou Fábio Mariz do BLOG Mariz.Moda ( Style Masculino ) adoreiiiiiiiiiiiiiiiii, seu bloguito assim que vi, estou seguindo, visite o nosso e seja um seguidor!

    #ABRAÇO \o/

    (http://www.marizmoda.blogspot.com)
    Siga-nos pelo twitter:
    @FabioMarizReal & @MarizMod

    ResponderExcluir