segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morre Osama Bin Laden


Entre meia-noite e meia e uma hora da manhã da madrugada desta segunda-feira, dia 2 de maio de 2011, um fato histórico ocorreu: o presidente dos EUA, Barack Obama, declarou à imprensa a morte do líder terrorista da Al-Qaeda Osama Bin Laden, responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001, que este ano completam 10 anos (dentre outros). O fato já anunciado pelo jornal “The New York Times” e pela rede “CNN” foi confirmado por Obama com muito gosto. Afinal, é uma notícia esperada por muitos, principalmente pelos norte-americanos, há muito tempo.

Os serviços de inteligência americana já suspeitavam há algum tempo de que Osama estaria no extremo noroeste do Paquistão. Seguindo essa informação, Osama foi morto em uma mansão na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa. A operação, extremamente sigilosa, foi realizada em consenso com o Paquistão mas, segundo os paquistaneses, somente pelas forças americanas.


Obama disse: “Foi feita justiça.”, e completou: “Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da Al-Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças.”

Fontes do governo confirmaram que o corpo foi sepultado no mar, seguindo a tradição islâmica. Disseram também que, além de Osama, houve mais quatro mortes: supostamente de um de seus filhos, uma mulher usada como defesa aos tiros e dois informantes de Osama.

A operação foi twittada ao vivo por um cidadão de Abbotabad, o consultor de T1 Sohaib Athar, sem o próprio ter consciência disso. Ele achou interessante twittar sobre o helicóptero que estava sobrevoando a cidade de madrugada, uma vez que isso não é algo comum. De repente ouviu muito barulho e twittou: “espero que não seja o começo de algo ruim”. Algumas horas depois ele soube da notícia e twittou: “Uh oh, agora eu sou o cara que cobriu ao vivo a morte de Osama sem saber”.

Obama já declarou sua campanha à reeleição em 2012, e é preciso convir, a morte de Osama era tudo de que ele precisava. Vale ressaltar que os Talibãs paquistaneses negam a morte de Osama. De qualquer forma, é preciso cautela nas comemorações, afinal, como disse o diretor da principal agência de espionagem dos EUA, “apesar de Bin Laden estar morto, a Al-Qaeda não está”. Além disso, há o movimento fundamentalista islâmico do Talibã que é aliado a Al-Qaeda e que já ameaçou ao próprio Paquistão e aos EUA de retaliar a morte de Bin Laden. E é preciso tomar cuidado com isso, até porque, será mesmo que era necessário matá-lo? Ele já não tinha mais o poder da Al-Qaeda nas mãos. Matá-lo foi vingança, e a vingança pode retornar aos próprios EUA.

Agora só resta aos EUA (e a outros) proteger-se e aguardar.


Um comentário:

  1. pra quem começar ver foto do obama morto, saiba que eh montagem:

    http://3.bp.blogspot.com/-6XlxWcLfFYk/Tb7P8Z4ZZ8I/AAAAAAAABTA/2l3TYNAZPqI/s1600/zz+Fake+1.jpg

    ResponderExcluir