domingo, 1 de maio de 2011

Há 36 anos, terminava a Guerra do Vietnã

 Uma imagem que chocou o mundo. Uma menina nua e assustada corre chorando os horrores da Guerra. Trata-se de Kim Phuc, então com 9 anos de idade.
(AP Photo / Nick Ut)
Por Carlos Pinho

No dia 30 de abril de 1975 deu-se o fim da Guerra do Vietnã. A guerra, iniciada em 1959, confrontou as forças do Vietnã do sul, apoiado efetivamente pelos Estados Unidos, contra o Vietnã do norte e os “Vietcongues”* (sul-vietnamitas simpáticos a causa do norte) , respaldado pela União Soviética. 

 Vietnamitas do norte encaminham-se para o combate.

Pára-quedistas do Batalhão EUA 2, 173 Brigada Aerotransportada, durante uma busca por posições vietcongues na selva de Ben Cat, no Vietnã do Sul em 25 de setembro de 1965.
(AP Photo / Henri Huet)

A guerra representava de maneira cabal o panorama internacional que estendeu-se até a queda do muro de Berlim, 1989. A disputa pela influência marcava o planeta. O temor de um conflito nuclear inquietava a sociedade. Uma guerra entre extremos que não se cruzavam. De um lado, o capitalismo. Do outro, o comunismo. A Guerra Fria.

Manifestantes em Berkeley, na Califórnia, em dezembro de 1965. 
(Foto: AP)
Várias manifestações no mundo mostravam-se contrárias ao que os Estados Unidos faziam no país asiático. Entre os próprios estadunidenses, houve oposição. Dentre as personalidades que declararam sem pudor a sua insatisfação, estava o músico britânico John Lennon (foto abaixo, ao lado de Yoko Ono), líder dos recém-separados Beattles.


Um tanque norte-vietnamita destrói o portão do palácio presidencial em Saigon, em 30 de abril de 1975. 
(Foto: AP)

 Apesar do seu grande poderio militar e bélico, os ianques, que estavam numa corrida armamentista com os soviéticos, não tiveram vida fácil contra os vietnamitas. Pelo contrário, sucumbiram à resistência local e às pressões e protestos pelo mundo. 

Jornal do Brasil, de 30 de abril de 1975, noticiando a tomada de Saigon, capital e símbolo do governo sulista.



Apesar da vitória, o número de norte-vietnamitas e vietcongues mortos foi enorme, quando comparado aos principais adversários:

Estados Unidos: 2.300.000 de homens serviram no Vietnã de 1961 a 1974, com 58.203 mortos e 303.635 feridos.

Vietnã do Sul: 1.048.000 homens (Exército regular e Forças Populares), com 184.000 mortos.

Vietnã do Norte e Vietcongues: cerca de 1.100.000 homens, com 900.000 mortos no total.

*Vietcongue: a palavra “vietcongue” é um nome pejorativo dado pelos estadunidenses, referindo-se aos soldados sul-vietnamitas que formavam Frente Nacional para a Libertação do Vietnã.


4 comentários:

  1. Para que uma Guerra??
    Só para milhares de pessoas morrerem, eu sou contra qualquer tipo de violência, até mesmo lutar desta forma por algo.
    Hoje só temos que lembrar de um momento tão trágico.
    Adorei o post.

    http://marretada.zip.net/
    http://marretada.zip.net/

    ResponderExcluir
  2. No history channel apareceu uma vez uma análise dizendo q os sovietcongues ganharam a guerra pq lutaram por posições (numa analogia com o jogo de gô) enquanto q os eua lutaram por volume de baixas inimigas (numa analogia com a tomada de peças no jogo de xadrez).

    ResponderExcluir
  3. A guerra é uma prova das várias facetas da espécie humana que por uma causa aperentemente nobre (a libertação de seu país) mataram pessoas que, como eles próprios, apenas defendiam o que acreditavam.

    http://rasgueverbo.blogspot.com/2011/04/batendo-na-mesma-tecla.html

    ResponderExcluir
  4. A guerra é um equilíbrio que o homem arranjou instintivamente para controlar o crescimento populacional. Não há paz ou guerra, há uma necessidade mórbida de mantermos o planeta "sob controle".

    ResponderExcluir