domingo, 22 de maio de 2011

Leviana!

Isto sim é música popular brasileira. Aí está a beleza do samba, para aqueles preconceituosos do "odeio pagode". No samba não há o sub-entendido, não há pudor, não há meias palavras. E com a devida licença poética, a grosseiria vira arte. Poderia existir isto na bossa-nova, tão impregnada de um cavalheirismo aristocrático? Ou ser dito no rock, no qual não me lembro de nada proveitoso ter sido dito?

A princípio não imaginaríamos uma mulher que merecesse tal ofensa. Mas, possivelmente, todos nós já tivemos vontade de dizê-lo a uma. Quem não conheceu uma leviana? Siga com Zé Keti!

3 comentários:

  1. Pra mim pagode são aquelas musicas de corno paulista que eles acham que é samba rss. Tem também uns grupos cariocas q ai meu Deus! Eu sei q essa distinção não é oficial, mas pra mim samba é aquela musica carregada de humor e malandragem, ou um pouco românticas às vezes, sem falar q a melodia é muito melhor.

    ResponderExcluir
  2. O que os grupos paulistas ou alguns cariocas fazem não chega nem mesmo a ser pagode. O pagode nasceu com o Fundo de Quintal introduzindo o tantã, repique, banjo... no samba que já existia. Nascia assim o pagode, na década de 70, mas veio a década de 90 com Raça Negra, SPC, Negritude, Katinguelê entre outros e jogaram o que outrora se chamou pagode no lixo, depois ainda vieram para piorar ainda mais o Rodriguinho, Gustavo Lins e a porra desandou. Pagode foi bom, antes de assassinarem o ritmo.

    "Nosso samba merece respeito!"

    ResponderExcluir