quarta-feira, 13 de julho de 2011

13 DE JULHO - DIA MUNDIAL DO ROCK!


Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid, uma combinação perfeita de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial.

Além de contar com nomes de peso da música internacional, o Live Aid tinha uma causa maior embutida, que era a tentativa de conseguir fundos para que a miséria e a fome na África pudessem ser pelo menos minimizadas.

Dois shows foram realizados, um no Wembley Stadium, na Inglaterra e outro no JFK Stadium, nos Estados Unidos.

Os shows traziam figuras ilustres da música mundial, como Sir Paul McCartney, The Who, Elton John, Elvis Costello, Black Sabbath, Sting, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, The Who, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, e muitos outros, alcançando uma audiência na televisão de aproximadamente dois bilhões de telespectadores em cerca de 140 países.

Ao contrário do festival Woodstock, o Live Aid conseguiu tocar não somente os bolsos e as mentes das pessoas, mas também os corações.

O show no JFK Stadium marcou a única reunião dos três sobreviventes da banda Led Zeppelin, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, com a presença ilustre de Phil Collins na bateria, precisa falar mais alguma coisa? Foi sem dúvida um momento único na história da música!

No final do show, uma maravilhosa canja: Mick Jagger e Tina Turner juntos, cantando State of Shock e It's Only Rock and Roll, com os ex-integrantes dos Temptations fazendo os backing vocals.

Em 16 horas de show o Live Aid conseguiu acumular cerca de 100 milhões de dólares, totalmente destinados ao povo faminto e miserável da África. Isso é a cara do rock and roll, ATITUDE!

Desde então, o dia 13 de julho é comemorado como o DIA MUNDIAL DO ROCK!

Mas de onde surgiu a expressão rock and roll?

Embora a tradução literal seja algo como balançar e rolar há uma evidente conotação sexual nessa expressão composta. Porque tanto rock quanto roll, na gíria dos negros americanos, significava trepar. Por outro lado, o clássico Rock me Baby, inverte o sentido do verbo embalar, já que é ela, no caso a garota ou o garoto quem embala o adulto.

A segunda explicação, que completa a primeira, vem de um provérbio inglês que diz: pedra que rola não cria musgo.

Assim a expressão já aparecia em várias letras de blues e rhythm’n’blues como Good Rockin’ Tonight, de Roy Brown, mesmo antes de ser adotada como nome do novo estilo musical, que surgiu nos anos 50, com Bill Halley e Elvis Presley, e consistia basicamente na fusão desses ritmos negros com a música country.

Segundo reza a lenda, o DJ americano Alan Freed, apresentador de um programa de rádio intitulado Moondgo's Rock'n'Roll Party, foi o popularizador do nome do ritmo. Freed acabou cunhando a expressão que fez imediato sucesso junto ao público jovem, de tal forma, que ele próprio organizou o primeiro concerto de rock, em 1953, ocasião em que apareceram mais de 30 mil pessoas num local com capacidade para no máximo 10 mil, o que fez o evento ser cancelado por receio de tumulto.

Meses depois, o concerto foi replanejado e acabou se transformando em um estrondoso sucesso, com a participação de Big Joe Turner, Fats Domino, The Moonglows e The Drifters.

Na plateia mais de dois terços da audiência era formada por jovens brancos, o que provava a atração da juventude dessa década pela música negra.

Em 1956, surgia o primeiro grande fenômeno mundial do Rock: Bill Haley e Seus Cometas. Ele misturava três gêneros musicais distintos da tradição americana: blues, country e jazz. Sucesso imediato.

E na sequência, um cantor americano de igreja do Memphis, no Tennessee, Elvis Presley teve a feliz inspiração de incluir uma quarta vertente: o gospel.

Em pouco, Elvis se tornou o símbolo máximo dessa ruptura com a melodia bem comportada dos negros das pequenas cidades do sul, para fundi-la num ritmo alucinante potencializado por uma coreografia quase erótica de se apresentar.

Na década de 60, o rótulo foi abreviado para rock, para abranger as mudanças provocadas por artistas como Bob Dylan e Beatles, abrindo um leque de infinitas variações: rock progressivo, folk rock, hard rock, heavy metal etc.

A partir de então, o termo rock’n’roll passou a significar exclusivamente o estilo original, característico da década de 50.

Então aproveite, balance, role! Viva o Rock and Roll!

Um comentário:

  1. parabénssss ao rock
    hehehhe
    gostei do teu blog tou seguindo se quiser retribuir ficarei feliz
    http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir