terça-feira, 21 de dezembro de 2010

E FINALMENTE O VERÃO...


Alguns adoram outros nem tanto assim.

Na contagem regressiva para a estação mais quente do ano, hoje é mais um dia de sol intenso na Cidade Maravilhosa.

Oficialmente o verão começa hoje, às 21h38, e segundo especialistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), terá temperaturas acima da chamada normal climatológica.

"- Isso significa que o verão de 2011 será tão quente quanto nos últimos anos, porque a normal climatológica é a média de temperaturas em um período de 30 anos, e no caso o cálculo é feito considerando o período entre 1961 e 1990, o que faz com que a média esteja levemente defasada", afirma a meteorologista Priscila Farias, do Inpe.

Por causa da previsão de chuvas acima da normal climatológica no extremo norte do país, as temperaturas deverão estar mais amenas na região, mas ainda assim os dias serão quentes. Na Região Sul, a probabilidade é de chuvas abaixo da normal climatológica. Já nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, as chuvas devem ficar dentro da normal climatológica.

No Sudeste, o verão tem como característica, chuvas irregulares, podendo chover muito em um local e em uma área próxima não chover, já que as chuvas nessa estação caem em forma de pancadas.

O verão é caracterizado por dias mais longos do que as noites, e é uma estação em que ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, causando chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde.

Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas poderão ser acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

"- A previsão é de que o fenômeno La Niña, que representa o esfriamento nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, permaneça em atuação pelos próximos três meses, e isso leva a essa condição de mais chuvas no Norte e menos chuvas no Sul", afirma a meteorologista.

O verão só termina em 20 de março, mas podem aguardar muito, mas, muito calor até lá!

E você, o que faz para aliviar o seu calor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário