terça-feira, 21 de dezembro de 2010

“E por falar em Saudade” . . .


 Foto: extraído de globoesporte.com


 Por Carlos Pinho . . . 

 
Final de ano . O que falar sobre futebol a essa altura do campeonato ?

Meu Alterego : Mas , mas que campeonato , cara pálida ?

Enfim , apenas um trocadilho .

A solução , então , para quem quer falar de futebol e não tem nada além do que discutir as notícias que chegam durante essa fase (pérolas do tipo : Batistuta no Fla , Figo no Vasco , Riquelme no Fluminense , Garrincha no Botafogo – já que os alvinegros sofrem de algo parecido com o Sebastianismo – a solução é recorrer ao varandão da saudade .

Inspirado pelo belo texto da minha amiga Tainá Barboza (abaixo destacado) , vou dar o meu depoimento de torcedor e vascaíno messiânico – ou seja , à espera de outro milagre – de um jogo de arrepiar . Um jogo que marcou a minha adolescência . E , a partir de lá , a minha vida .

Uma noite de quarta-feira do dia 20 de dezembro do ano 2000 . Após uma trajetória sofrida e alcançada com muita emoção , sorte e sacrifício , o Vasco chega àquela final contra o Palmeiras . Era a Copa Mercosul . O cruzmaltino tinha , naquela ocasião , um belíssimo time , por mais que , lá , eu ainda não tivesse noção disso . Passei a crer mais nisso após a vitória por 4 a 1 sobre o River Plate , no Monumental . Enfim , esperanças mil , apesar da preocupação pelas derrotas no Mundial , Rio-São Paulo e Carioca . Porém , nessa época o time era de chegada . Disputava tudo . E ganhava a maioria .  

E as equipes entram em campo . Palestra Itália . Jogávamos no campo adversário . Logo após a partida anterior , contra o Cruzeiro , pelo Brasileiro , o então treinador da equipe , Oswaldo de Oliveira , fora demitido , por conta de desentendimentos com o vice-presidente do clube , Eurico Miranda . Era a estreia de Joel Santana . O Natalino . O Papai Joel . O Homem da Prancheta Mágica .

O jogo começa . E o Vasco , irreconhecível . Dando campo para o Palmeiras . Acuado . Acossado . Incapaz de ensaiar uma jogada de ataque . Pareciam cansados . Exaustos pela maratona de jogos – nessa temporada , chegou-se a jogar com pausa de apenas um dia , de uma partida para outra . Completavam 86 jogos no ano . Os jogadores conciliavam Mercosul , Copa João Havelange e participações na seleção brasileira .

Assim , tudo começa a dar errado . O alviverde marcou 1 a 0 , num pênalti infantil cometido por Junior Baiano – que acabaria sendo expulso no segundo tempo .

Quando o Palmeiras fez o segundo gol , na televisão ainda estava sendo mostrado o replay do primeiro gol . Foi muito rápido . A tv não conseguiu mostrar ao vivo . Quando fez o terceiro : o ódio . Acabou o primeiro tempo e fui ver o Show Do Milhão , repetindo para mim que não veria mais a partida . Foi quando o meu vizinho flamenguista colocou a Tv no último volume . Eis que ouvi : "E começa o segundo tempo". . .

Não resisti . Uma força sei lá de onde me fez trocar de canal . Não passava pela minha cabeça que uma virada , naquelas circunstâncias , pudesse acontecer , até pela apatia apresentada pelo time do Vasco no primeiro tempo . No entanto , eles conseguiram . E o restante , é história e ninguém tira . . .

A Tainá , melhor do que eu , pode lhe contar :

FICHA DO JOGO

Palmeiras 3x4 Vasco

Data: quarta-feira, 20 de dezembro de 2000.
Hora: 21h45min.
Competição: Copa Mercosul (Final - 3º Jogo).
Estádio: Parque Antárctica, em São Paulo (SP).
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)
Auxiliares: Jorge Paulo Oliveira Gomes (DF) e José Carlos Silva Oliveira (RS).
Cartões Vermelhos: Júnior Baiano (VAS) 32/2T.
Público: 29.993 pagantes.
Renda: Não divulgada.
Gols: Arce (PAL) (p) aos 36, Magrão (PAL) aos 38 e Tuta (PAL) aos 45/1T; Romário (VAS) (p) aos 13, Romário (VAS) (p) aos 23, Juninho Paulista (VAS) aos 41 e Romário (VAS) aos 47/2T.
Cartões Amarelos: Nasa (VAS) aos 19, Odvan (VAS) aos 21, Flávio (PAL) aos 30, Júnior Baiano (VAS) aos 34, Juninho (PAL) aos 43/1T; Fernando (PAL) aos 14, Jorginho Paulista (VAS) aos 15 e Hélton (VAS) 46/2T.
Palmeiras: Sérgio, Arce, Galeano, Gilmar e Tiago Silva; Fernando, Magrão, Flávio e Taddei; Juninho e Tuta (Basílio aos 31/2T).
Técnico: Marco Aurélio.
Vasco: Hélton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa (Viola, no intervalo), Jorginho (Paulo Miranda aos 31/2T), Juninho e Juninho Paulista; Euller (Mauro Galvão 42/2T) e Romário.
Técnico: Joel Santana .

Créditos :

Netvasco - http://www.netvasco.com.br/n/85985/virada-do-seculo-completa-10-anos

5 comentários:

  1. É melhor recordar das glórias do passado pois o Vasco está desde 2003 sem levantar uma taça. Bom, tem aquela da Segundona, mas eu acho que os coadjuvantes preferem fingir que não aconteceu.

    SRN

    ResponderExcluir
  2. QUE JOGO!!!! foi incrível!!!!!
    fiquei arrepiada só lendo o texto.

    ResponderExcluir
  3. qualquer vascaíno da nossa idade ou mais velho jamais vai esquecer esse jogo! tá mais marcado na minha memória do que a libertadores rs

    ResponderExcluir
  4. Irmão,
    Fiz um lindo poema sobre a partida.Estou a disposição!

    ResponderExcluir