quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O NÃO AOS BINGOS!


A Câmara dos Deputados rejeitou o projeto que pedia a legalização dos bingos. 212 parlamentares votaram contra a liberação, 144 votaram a favor e cinco deputados se abstiveram. Os bingos estão proibidos no Brasil desde 2004, após escândalos relacionados à exploração do jogo.

O relatório do deputado João Dado (olha predestinação no nome!) permitia a exploração de bingos e estabelecia algumas regras, como a proibição da presença nos estabelecimentos de menores de 18 anos e de viciados em jogo.

O projeto determinava ainda que as casas de jogos poderiam ser abertas por quem tivesse capital social de pelo menos R$ 1 milhão.

A proposta determinava também que as casas deveriam contratar pelo menos 50 funcionários e não poderiam estar localizadas próximas a escolas ou templos religiosos. Havia ainda um limite para o número de casas por municípios: um estabelecimento a cada 150 mil habitantes. Em um município com 1,5 milhão de habitantes, por exemplo, seria permitida a abertura de dez casas.

O projeto previa que 70% do que fosse jogado nos bingos teriam de retornar aos apostadores na forma de prêmios, além de taxas cobradas para a exploração do jogo no valor equivalente a 17% do lucro da casa. Pelo texto, 14% ficariam com a área de saúde, 1 ponto percentual para o Fundo de Apoio ao Esporte, 1 ponto percentual para o Fundo de Apoio à Cultura e 1 ponto percentual para o Fundo de Apoio à Segurança Pública.

No Regimento Interno, ainda existe a possibilidade dos deputados trazerem o projeto de volta ao plenário o texto original ou ainda substitutivos aprovados em comissões, mas politicamente essa chance é mínima, já que o projeto já foi retirado da pauta de votações após a derrota dos defensores dos jogos na votação.

Os deputados que são contra os bingos afirmam que o jogo está ligado à lavagem de dinheiro e que a prática dos bingos estimula o crime organizado, o uso de laranjas, além de ser criticada pelo Ministério da Saúde por se constituir um vício. Marcelo Itagiba questionou que se os bingos fossem aprovados, deveriam estar atrelados à Caixa Econômica, que é quem explora esses jogos, e não a empresários.

A favor da liberação dos bingos, encaminharam os votos das suas bancadas o PMDB, PTC, o PR, o PP, o PTB, o PDT e o PMN.

O PSDB, o DEM, o PPS, o PSOL e o PHS orientaram seus parlamentares a votar contra à legalização.

O PT, o PSB, o PCdoB, o PSC e o PV liberaram os seus parlamentares para votarem como quiserem.

E AGORA, NOSSO AVÔS E AVÓS VÃO SE DIVERTIR COMO?

ASSIM COMO TODOS OS OUTROS, NA CLANDESTINIDADE!

Um comentário: