domingo, 19 de dezembro de 2010

A UNE EM PERSPECTIVA

http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/governo-vai-pagar-indenizacao-de-r-44-6-milhoes-a-une-20101218.html

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=26811273

http://noticias.uol.com.br/politica/2010/04/23/governo-lula-repassou-a-une-11-vezes-mais-que-fhc.jhtm

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101218/not_imp655303,0.php

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/12/17/assembleia-de-cotistas-350155.asp

UNE recebe indenização milionária do Governo

Por Carlos Pinho . . .

O governo federal liberou trinta dos quarenta e quatro milhões referentes à indenização que deverá ser paga à União Nacional dos Estudantes , com relação aos prejuízos causados pelo governo militar à instituição – com a sua sede tendo sido destruída em 1964 .

A UNE nos últimos anos tem recebido muitas críticas da opinião pública e , especialmente , de frentes dissidentes e alas mais radicais dos estudantes que vê , na ligação mais estreita entre a atual direção da instituição e o governo petista , um alinhamento perigoso para um órgão de mobilização historicamente engajado na defesa dos interesses dos estudantes (e apenas destes) , independente de A , B ou C no poder .

A posição da UNE com relação aos problemas apresentados pelo novo formato do Enem não foi evidenciada com veemência . Ficaram de “Murilo” nessa história . No caso do ReUni , não foi diferente . Esta postura – para alguns tantos , de uma neutralidade conivente - irrita muitos estudantes , que querem ver uma crítica mais contundente , e não o banho-maria de que muitos dizem .

Há de se ressaltar , porém , que a União Nacional dos Estudantes mantêm-se respaldada por uma base considerável da classe estudantil . Vale lembrar também que no caso do erro na prova do Enem - que foi mais uma grande trapalhada , mas teve a tinta carregada pela oposição - , a UNE abriu uma central de atendimento aos que se sentiram lesados . É compreensível o argumento de que algo foi feito . Em contrapartida , podemos questionar o grau de eficiência e o fundo político de uma medida desse tipo . É fato que faltou um posicionamento claro da instituição nesse episódio (emitiu um discurso de político que não quer se meter muito no assunto : “Vamos esperar o andamento do caso , abrir uma sindicância , auditoria , blablablá , etc e tal” . . .) .

No entanto , temos de refletir sobre os seguintes pontos :

1 – Até que ponto a relação da UNE com o governo pode afetar a sua militância ?

2 – Será que ainda há militância legítima ?

3 – Será que já houve ?

4 – A indenização recebida , da maneira que foi concedida , foi justa ?

5 – Como você , caro leitor , vê a UNE na atualidade ?


Agora , é aguardar para ver como será aplicada essa bolada . . .



3 comentários:

  1. carlos essas perguntas vc devia fazer diretamente ao meu irmão, estou meio por fora, mas com certeza eles militam pelos estudantes, se não qual seria o motivo do meu irmão não parar em casa? kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Cara, o dinheiro é para reconstrução da sede da UNE. Nada mais legítimo que num período de democracia o Estado repare os erros cometidos pelas arvitrariedades do passado reacionário.
    Sobre o ENEM vale ressaltar que foi pela posição da UNE que o MEC mudou o discurso e fez uma nova prova. Agora, a UNE não é contra o ENEM, uma breve análise do que é o Vestibular pode auxiliar neste entendimento, apesar de que a UNE e a UBES defendem que isto seja uma transição para o modelo de exame seriado. Para melhor entendimento das posições, vc poderia consultar o vídeo da TV CONSUNI do dia 12 de Agosto e ver a minha intervenção no Conselho Universitário a respeito.
    Outro exemplo seria a aprovação dos 50% do fundo social do pré-sal para a educação. Onde estavam as frentes dissidentes? A UNE aprovou a mediada no Senado contra a vontade do Governo e em seguida aprovou na Câmara. Pra ter mais verba pra Universidade não adianta apenas reclamar do Governo, certo?
    Enfim, é isso. Do Reuni eu não aguento mais falar uhauauha

    Abração

    ResponderExcluir
  3. É, Pinho, o que fizeram com a “nossa” UNE?
    A verdadeira UNE é aquela esteve na linha de frente da resistência ao governo militar de Figueiredo entre 1979 e 1984, e que cumpriu um papel importantíssimo na época da campanha das Diretas.
    Talvez o melhor momento tenha sido quando liderou o Fora Collor em 1992. Assumiu essa responsabilidade, quando o partido-referência da esquerda brasileira, o PT, era contrário à mobilização para derrubar o governo, denunciando a campanha para derrubar Collor.
    A trajetória da UNE nos últimos vinte e cinco anos não pode estar isenta de críticas!
    A UNE praticamente desapareceu no governo Sarney, e também não é errado afirmar que também existiram alguns escorregões no governo FHC.
    Não poderia deixar de lembrar que há mais de uma década a Juventude Socialista é maioria na diretoria e continua elegendo centenas de delegados em Universidades privadas onde as condições de isolamento ou de repressão impedem a existência de um movimento estudantil.
    No geral, a UNE passou ilesa e sem traumas, como ponto de apoio ou espaço de construção da frente única para a luta pelo ensino público e gratuito. Até a adesão total ao governo Lula!
    A UNE não existe mais! A que temos aí hoje em dia, faz Congresso para ser apenas mais um instrumento auxiliar do governo Lula. Não pertence mais aos estudantes! Ao lado da CUT e de outras importantes centrais sindicais, é um morto-vivo, quase um zumbi!
    Permanecerá, possivelmente, (e até poderá prosperar) como um aparelho atrelado ao Ministério da Educação, mas se continuar seu caminho será vinculada ao atual governo.
    SERIA A ATUAL UNE ÚTIL? VALE A REFLEXÃO! abraços...

    ResponderExcluir