quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O FATOR WIKILEAKS!


Nos últimos meses tem crescido muito as informações sobre um site que está no centro das atenções de uma polêmica mundial, após a divulgação de documentos diplomáticos secretos trocados entre vários países do mundo, o WikiLeaks.org

O Wikileaks se autodefine como uma organização sem fins lucrativos dedicada a desvendar notícias e informações secretas, que podem ser importantes para o público, utilizando-se de uma rede segura e anônima de fontes independentes ao redor do mundo para trazer em primeira mão, informações para os jornalistas do site.

Lá é publicado material de valor ético, político e histórico, sempre mantendo a identidade das fontes anônimas, proporcionando uma espécie de “teia universal” para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas.

Desde 2007, ano de seu lançamento, a organização tem trabalhado para relatar e publicar informações bombásticas. Junto das histórias é publicado material original para que seja comprovada sua veracidade.

Mas e aí? Até então morreu Neves, acho que é assim que fala...

O problema é que o site conseguiu incomodar o todo-poderoso, Estados Unidos da América.

“- Temos a sensação de que algumas coisas deram marcha a ré devido a este vazamento de informações", disse o porta-voz do Pentágono, o coronel Dave Lapan, em uma sessão de perguntas com alguns meios de comunicação.

Lapan afirmou ainda que os mais de 250 mil documentos diplomáticos que o WikiLeaks publicou a partir de 28 de novembro significam uma mina para os que buscam prejudicar os Estados Unidos.

O fundador e dono da organização, o australiano Julian Assange, foi preso ontem em Londres, acusado de um suposto estupro de duas mulheres ainda como morava na Suécia. Assange vai ficar em prisão preventiva até 14 de dezembro, por decisão de um tribunal de Londres.

Para seus admiradores Julian é um valente defensor da verdade. Para os críticos ele é um homem com sede por atenção que está colocando vidas em perigo ao disponibilizar informações confidenciais para o grande público.

Os que trabalham com Assange o descrevem como intenso, determinado e muito inteligente, com um talento excepcional para desvendar códigos de computador. Ele costuma trabalhar em constante movimento, administrando o WikiLeaks de acomodações temporárias em diferentes pontos do mundo.

Consegue ficar longos períodos sem dormir, concentrado no trabalho e dormindo pouquíssimas horas - segundo Raffi Khatchadourian, um jornalista da revista New Yorker que passou várias semanas viajando com Assange.

Ele cria essa atmosfera em torno dele, em que as pessoas que estão próximas querem cuidar dele para ajudá-lo a seguir em frente, diz Khatchadourian. Eu diria que provavelmente isso tem a ver com seu carisma.

Daniel Schmitt, co-fundador do site, descreve Assange como uma das poucas pessoas que realmente querem fazer uma reforma positiva no mundo, alguém que está disposto a fazer algo radical, a correr o risco de cometer erros, simplesmente pelo prazer de trabalhar no que acredita.

O WikiLeaks publicou material sobre vários temas, mas chegou às manchetes em abril desse ano, quando divulgou um vídeo feito por um helicóptero americano no Iraque em 2007.

Nas imagens um helicóptero Apache americano matando pelo menos 12 pessoas, incluindo dois jornalistas da agência de notícias Reuters, durante um ataque em Bagdá. O vídeo foi reproduzido pela imprensa internacional e provocou reações no mundo todo.

Assange emergiu sob os holofotes da mídia para promover e defender o vídeo, assim como a divulgação em massa, em julho e em outubro, de documentos militares americanos relativos às guerras no Afeganistão e no Iraque.

Apesar da prisão de Assange, um comunicado da organização via twitter, garante que o fato não afetará as operações: "- Vamos divulgar normalmente mais documentos esta noite".

E como em toda história de espionagem existe uma névoa em cima de tudo isso. A figura de Assange e detalhes sobre o funcionamento do site seguem envoltos em mistério.

Deste modo, apesar da visível vontade de aparecer do nobre colega, percebe-se que há muita coisa sendo escondida!

Um comentário:

  1. Tem muita coisa estranha nessa história .
    Ele é um cara muito visado .
    Daí , é só ligar as pontas ...

    Parabéns , Rodrigo !
    Um grande abraço !

    ResponderExcluir