sábado, 11 de dezembro de 2010

VOCÊ SABIA ?

Foto: Fábio Motta/AE
Fonte: R7


 Por Carlos Pinho . . .

Você lembra do que aconteceu no dia sete de abril de dois mil e dez ? Provavelmente , não . Mas , convenhamos , perguntar , assim , de primeira , no contra pé , de sopetão  , foi pegar pesado da minha parte , concorda ? Então , vamos lá , vou facilitar , refrescar a sua memória , caro leitor : Bumba . Lembra ? E se eu acrescentar a palavra morro , melhora ? Certo , deixando o mistério de lado : você sabia que já passamos sete meses após a tragédia do Morro do Bumba , em Niterói ? Sinceramente , esse acontecimento ainda estava vivo na sua memória ou só lembraste porque comentei nesta introdução ?

Chegando ao ponto , a questão é que já faz esse tempo todo (passa rápido , eu sei) . E de certa forma , esse episódio trágico - dentre tantos naquela semana tempestuosa – foi deixado no cantinho do esquecimento . À época – como se fizesse uma eternidade – vimos uma mega , hiper , super produção jornalística . Apresentadoras e repórteres de telejornais concorriam para trazer as últimas notícias daquela catástrofe enquanto protegiam a chapinha da chuva . Políticos surgiam , ou para dizerem que não tinham conhecimento do crescimento da comunidade , ou para dizer que a culpa era da prefeitura , ou para acusarem o governo do estado ou para dizerem que estavam juntos pelo “Rio” . Enfim , políticos .

Só para se ter uma idéia , muitas das pessoas (pelos mais variados motivos) voltaram a morar na localidade . Será que voltaram porque a localização é ótima ? Por que lá passa um ar de segurança ? Por que acham que aquilo não vai mais ocorrer , não vai mais chover daquele jeito ? Ou por que talvez , por acaso , não mais que de repente , nada ou pouca coisa do que fora prometido em frente aos flashes e câmeras e exclusivas para os folhetins de fato cumpriu-se ?

Apenas a fim de refrescar a sua lembrança , caro leitor , o Morro do Bumba era um antigo Lixão desativado que , a partir de invadido e utilizado como área residencial ocupada , mudou de função . Improvável que as autoridades desconhecessem essa situação . Creio que ignoraram . Muitos dizem que houve até apoio . Como , no que se refere aos políticos brasileiros , não duvido de mais nada , esse é apenas mais um capítulo desse drama que é a democracia desigual brasileira . . .


Um comentário:

  1. É, Pinho e você nem sabe da maior... O futuro ministro para assuntos de saneamento da Dilma, o ex-governador Moreira Franco, diz que Niterói não pode mais despejar seu lixo no Morro do Céu, para que não venha a acontecer uma tragédia como a do Bumba.

    Piada, né?

    O mesmo Morro do Bumba que ele viu ser invadido como prefeito de Niterói, sem nada fazer! Ao fim do seu mandato, com a desativação do lixão, foi proibida a ocupação do local, mas aos poucos por falta de fiscalização, foram sendo construídos pequenos barracos. Em vez de impedir a ocupação irregular do local, o poder público acabou por incentivar a invasão.

    Foi no Morro do Bumba que a CEDAE fez sua primeira grande obra de saneamento em Niterói, levando para o local, de helicóptero, com pompa de super produção, uma caixa de água enorme para atender aos moradores. Logo depois veio a luz, a construção de uma escola municipal, de uma grande quadra poliesportiva, de uma creche e também a implantação na comunidade do programa Médico de Família.

    Na década de 90, o prefeito da época desapropriou uma área em frente ao Bumba para instalar ali um novo aterro sanitário, mas o local também foi invadido e atualmente é mais uma favela.

    Hoje em dia, Niterói tem jogado seu lixo, no Morro do Céu, que fica quase ao lado de onde ocorreu a tragédia. E, como em todo aterro, muitos catadores de lixo são atraídos e acabam invadindo áreas próximas para montar suas casas. Seria o roteiro de uma nova tragédia?

    E o Bumba? Apesar do alerta das autoridades de Niterói, em novembro, muitos moradores voltaram para suas casas, por causa dos atrasos no aluguel social.

    Mais de três mil desabrigados, inclusive os cerca de 200 que estão nos abrigos da prefeitura, recebem R$ 400 como auxílio moradia.

    Segundo informações dos moradores o pagamento das parcelas de novembro e dezembro está bloqueado na conta da Secretaria Estadual de Fazenda.

    Isso é Brasil!

    Excelente tema! SUCESSO SEMPRE!

    ResponderExcluir