domingo, 12 de junho de 2011

Coral Municipal de Petrópolis: Clássicos do Rock

Texto e Imagem: Elis Bondim

Quando pensamos em um coral, logo nos vem à mente música clássica ou até alguns outros gêneros - por exemplo, uma leve bossa nova - mas dificilmente pensaremos em rock. E por que não?
O Coral Municipal de Petrópolis resolveu inovar e pôs em prática essa ideia. Sexta-feira e sábado passados (10/06 e 11/06) apresentaram a 2a edição do “Clássicos do Rock”, em que os integrantes cantam lindamente músicas deliciosas de serem ouvidas e, é claro, originais de algumas das maiores bandas de rock existentes. Pink Floyd, Kansas, Led Zeppelin, Queen, Scorpions, Eric Clapton, The Beatles, Jethro Tull, Yes e Europe tiveram músicas suas marcando presença. Como se pode perceber, o progressivo se destacou. Faltaram muitas bandas e músicas, o que leva o público a imaginar a próxima edição: que seja tão boa quanto, com algumas das mesmas e mais outras músicas. Afinal, é de consciência geral o fato de ser possível fazer milhares de espetáculos variando as músicas sem se perder a qualidade.
Apesar do começo duvidoso, em que mesmo já se tendo declarado o começo do espetáculo, o coral já no palco e a maioria dos instrumentistas também, algum tempo se passou até que começasse de fato e os dois últimos músicos entrassem atrasadamente; apesar também de pequenos erros de produção como atraso em parte das letras apresentadas no telão em alguns momentos e de um claro erro musical em “We are the Champions”, do Queen, o espetáculo se saiu muito bem. Os pequeninos erros não desvalorizaram a apresentação. Até porque, é preciso admitir, a boa música e a criativa ideia são superiores a eles. Um detalhe triste foi a ausência de Vinicius Rocha, integrante do coral e solista, por motivo de doença. As participações especiais de Marco Aureh (flauta, gaita e bandolim), do Coral Juvenil João Carlos e do Projeto Batucanto rechearam a atração tornando-a melhor ainda.
O Coral Municipal de Petrópolis foi fundado em maio de 1976 pelo Maestro Ernani Aguiar, e hoje figura como um ícone importante da cidade. O evento se realizou no Theatro Dom Pedro, localizado na Praça dos Expedicionários, s/n° - Centro, Petrópolis. Idealizado por Breno Mendes, Leonardo Cerqueira, Paulo Afonso Filho e Paulo Dias; realizado pela Associação de Amigos do Coral Municipal de Petrópolis e apoiado estruturalmente pelo Centro de Cultura Raul de Leoni; apoiado pela Prefeitura de Petrópolis e pela Fundação de Cultura e Turismo e tendo como Assessora de Imprensa Catarina Maul, as noites regadas às belas vozes do coral cantando rock já deixaram saudade e expectativas para a próxima edição, que não é confirmada mas já é esperada. O público pede para que ocorra e também para que a atração seja levada a outros lugares. Fiquem de olho, essa ideia não pode parar por aí!

Um comentário:

  1. Que legal só banda monstro eles cantaram,queen ,pink floyd sem palavras sensacional
    Ah obrigado por divulgar meu blog estou divulgando o seu blog lá no meu tb
    Obrigado

    ResponderExcluir