terça-feira, 16 de agosto de 2011

Uma pitada de samba e um bocado de histórias

Episódio de hoje: 
Aquarela do Brasil é nossa!


Por Rodrigo Shampoo

Um episódio ocorrido em 1939 revela grandes curiosidades sobre a MPB. Tudo começou quando Darci Vargas, esposa do então presidente Getúlio Vargas, programou para o Theatro Municipal uma série de cinco espetáculos que ganharam o nome de Joujoux e Balangandans.


As músicas ficaram por conta de Lamartine Babo e de Ary Barroso. Não é preciso dizer que foi um grande sucesso. Uma grande curiosidade foi o uso, até então inédito, de instrumentos de sopro em ritmo de samba. 


Ficou também na história a junção de uma das canções do espetáculo, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, ao desenho animado da Disney “Alô, amigos”. O samba foi batizado, nos Estados Unidos, com o nome de Brazil e foi gravado pelo maior nome da música norte-americana da época, Bing Crosby. Teve gente achando que “Aquarela do Brasil” era uma obra genuinamente do Tio Sam. Imagina?

Bing Crosby

Tanto que no filme “Sotto il sole di Roma”, de 1948, a cena em que a tropa estadunidense entra em Roma, na Segunda Guerra Mundial, foi acompanhada por duas canções “tipicamente” americanas: “Moonlight Serenade”, de Glenn Miller e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. Fala sério!

Walt Disney desenhando num cenário privilegiado

Aqui vai uma palhinha do sucesso de Ary Barroso no filme da Disney “Alô, amigos”, extraído do trecho no qual o personagem Zé Carioca apresenta a Cidade Maravilhosa e o samba ao ranzinza Pato Donald.


Um comentário: