terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EM APENAS CINCO ANOS, 10% DOS SEUS AMIGOS VIRTUAIS SERÃO MÁQUINAS E NÃO SERES HUMANOS!


Uma empresa americana de consultoria chamada Gartner fez algumas previsões para a área de TI, entre elas, uma que afirma que em 2015 cerca de 10% dos nossos amigos virtuais não serão humanos.

Fundada em 1979, a empresa tem sede em Stamford, no estado de Connecticut, e possui 4.300 associados, incluindo 1.200 analistas de pesquisa e consultores e clientes em 80 países.

A empresa acredita que alguns bots (softwares automatizados que podem interagir de forma personalizada com cada pessoa) possam começar a ser usados como ferramenta de publicidade por algumas empresas, a fim de engajar os consumidores, estabelecendo conversas em redes sociais:

"- Estratégias de marketing em mídias sociais incluem passos bem metódicos: estabelecer presença, escutar a conversa, falar e, por fim, interagir com o usuário", afirma o relatório.

Outras previsões foram feitas, como a que diz que em 2013, 80% das empresas usarão tablets e, em 2015, ferramentas automatizadas eliminarão 25% das horas trabalhadas no ramo de TI.

Todas as previsões publicadas no relatório da Gartner foram feitas com base em critérios selecionados pela empresa, incluindo relevância de fatos e, principalmente, nas necessidades atuais das empresas de TI.

Já temos alguns robôs participando de campanhas de marketing (como é o caso do Robô Ed/PETROBRÁS e do TalayRobot, que para ter sua mensagem escrita pelo braço mecânico, basta enviar um tweet para @talayrobot e aguardar até que o link do vídeo seja enviado para você.

Mas a personalização ainda é bem complexa, já que o mesmo precisaria ser semelhante a um ser humano, com poder de raciocínio e um grande acervo no banco de dados.

Talvez esse seja o motivo pela qual o relatório prevê cinco anos até que tal tecnologia esteja completamente pronta.

Fiquei impressionado por saber que tal tecnologia está tão próxima de nós.

Parece que estou vendo aquele velho filme "DE VOLTA PARA O FUTURO" ou o desenho "OS JETSONS".

E você, o que pensa disso?

Aguardamos sua resposta, sua opinião é muito importante!

Um comentário:

  1. Possui suas vantagens e suas desvantagens, como tudo no mundo. Interessante!

    ResponderExcluir