sexta-feira, 25 de março de 2011

DEPOIS DE BARACK OBAMA, AGORA É A VEZ DA DENGUE TIPO 4 CHEGAR AO RIO

 Foco de dengue no Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho

Por Carlos Pinho. . .

Foram diagnosticados os dois primeiros casos da tão temida dengue tipo 4 no Rio de Janeiro. São duas irmãs, moradoras de Niterói, de 21 e 22 anos. São os primeiros casos fora do eixo Norte/Nordeste.

Reproduzindo um trecho da matéria do Metro Rio, de 24 de março de 2011:

“Apesar de os sintomas (febre, sonolência, dor no corpo e pressão baixa) não serem diferentes daqueles causados pelos sorotipos 1, 2 e 3, a variação preocupa porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse vírus. Por isso, há o risco deste tipo se tornar uma epidemia”.

As irmãs já receberam alta e passam bem. As suas identidades foram preservadas pela Secretaria de Saúde. A investigação preliminar apontou que a contaminação deu-se dentro do estado, já que nenhuma das duas viajara recentemente.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, não foram encontrados dados na literatura que apontem ser esse vírus mais agressivo que os outros.

Entretanto, o risco de epidemia não está descartado, pois ainda não há no estado imunização para esse tipo de vírus. Portanto, quem já sofreu com a dengue, não está livre desse novo vírus.

Fica o aviso às autoridades: levem à sério essa questão delicada. E à população, que não pare de fiscalizar também qualquer foco da doença. Não podemos permitir que mais famílias sofram com a dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário