segunda-feira, 7 de março de 2011

O CARNAVAL DE PAULO BARROS

Paulo Barros
Foto: Hudson Pontes
Fonte: http://extra.globo.com

Por Carlos Pinho. . .

Durante a transmissão do Desfile das Escolas de Samba do Rio, feita pela Globo, a âncora Ana Paula Araújo lançou uma questão  aos comentaristas convidados: Paulo Barros estaria repetitivo?

Houve o consenso de que “seria uma questão de estilo”. E concordo. O modo de se fazer o carnaval baseado no luxo e requinte existe há décadas e esse questionamento não aparece com tanta veemência.

A novidade desse ano: a comissão de frente perdendo a cabeça.
Foto: Pablo Jacob / Extra
Fonte: http://extra.globo.com

Paulo Barros e suas comissões de frente surpreendentes e com grandes efeitos visuais, suas alegorias vivas e suas alas coreografadas representam um novo olhar no fazer o evento. Reforçou o caráter de espetáculo que é tão discutido e enfatizado nas últimas três décadas, pelo menos.

O carnavalesco da Unidos da Tijuca trouxe uma nova e agradável perspectiva ao maior espetáculo do carnaval. O resto é conversa fiada.


3 comentários:

  1. Na verdade senti que o pessoal lá com a Ana Paula tava dividido...O Aroldo (é Aroldo né?) disse que essa hist[ória de ala coreografada tira o que ele acha de mais legal no carnaval que é a alegria espontanea..a Fernanda Abreu tb deu pra trás...meio q ue fugiu pela tangente mas parece q tbm não é lá a mais fã desse "tipo" de carnaval!

    Bom eu concordo que é uma questão de estilo...e eu gosto desse estilo. Com vc disse o desfile das escolas se tornou um espetaculo e o q o Paulo Barros oferece é isso! E faz muito bem diga-se de passagem...
    Assim como o desfile de blocos se tornou o desfile das escolas de samba..as coisas evoluem (o q nao necessariamente qr dizer pro melhor..pois as opinioes sao diversas)..se transformam seria melhor a palavra...

    Eu vi na maioria dos desfiles das outras escolas...alas coreografadas..carros coreografados...tá pegando cara! As pessoas perceberam que fez sucesso..e que fioca bonito! Não tira alegria..dá Alegria.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, Lívia. Não é questão de ser melhor ou pior. Os gostos variam. Mas é algo novo e muito bom, por sinal. Cria-se uma expectativa pra saber o que vai ser dessa vez. O estilo já se sabe qual é. Entretanto, qual é o mal de se ter um estilo?

    ResponderExcluir
  3. Embora não goste de carnaval. Sou a favor das novidades. E a Unidos da Tijuca tem inovado, isso é bom.
    www.blogdaolivia.net

    ResponderExcluir