sexta-feira, 18 de março de 2011

O JAPÃO EM PERSPECTIVA

 Helicóptero utilizado na operação de resfriamento dos reatores
Foto: Reuters

Por Carlos Pinho. . .

Nesta sexta (18), o Japão parou por um minuto em respeito às milhares de vítimas do grande terremoto de magnitude 8.9 e do Tsunami que assolaram o país há uma semana. As Províncias de Miyagi, Chiba, Ibaraki e Fukushima foram as mais afetadas. As imagens da tragédia, exibidas em todo o planeta, eram inacreditáveis. A força das águas levava consigo o que havia pela frente. Sem escolhas, nem renúncias. Todos eram iguais: potenciais vítimas.
Imagem de um cinegrafista amador, divulgada na última quinta-feira

O clima de tensão no Japão alcançou o seu ponto crítico com a notícia de que o impacto dos tremores teria afetado a usina nuclear de Fukushima- rumor que acabou sendo confirmado. Os Estados Unidos e Europa alegam que o governo japonês não vem divulgando tudo sobre a gravidade do problema. A ação teria o intuito de evitar um panorama de pânico desenfreado em sua população.

No Brasil, várias pessoas buscavam informações ou contato com os seus parentes residentes no país asiático. Muitos brasileiros voltaram o mais rápido possível. Alguns abnegados ficaram para ajudar no trabalho voluntário de ajuda.

 Reator 4: seriamente danificado após explosão
Foto: Reuters

O Japão é a terceira maior economia mundial. Perdeu o segundo lugar recentemente para a China. Há, pelo menos, dez anos, não possui a mesma solidez e a crise internacional de 2008 só aprofundou um contexto que já era desfavorável. 

Caminhões do Corpo de Bombeiros ajudam no resfriamento nas usinas de Fukushima
Foto: Kyodo/Reuters 

O índice de ameaça nuclear está na escala 5, segundo informações. A escala vai até 7. Helicópteros e caminhões-pipa são utilizados para transportar grandes quantidades de água, jogadas para conter os incêndios nos reatores. Segundo especialistas, seria necessário que essa operação se repetisse por 100 vezes para produzir algum resultado.

 O Imperador Akihito, em pronunciamento à nação: 
"Não sabemos o número de vítimas, mas rezo por toda pessoa que pode ser salva".

Historicamente, o Japão notabilizou-se por sua enorme capacidade de superar situações adversas. Derrotado na Segunda Guerra Mundial, teve de reerguer-se frente ao cenário de total destruição e um episódio dos mais horríveis da humanidade: o ataque norte-americano às cidades de Hiroshima e Nagasaki com a famigerada bomba atômica. Com muita dedicação e força de vontade, seu povo conseguiu não só reconstruir um país. Consolidou uma potência. 

Um comentário:

  1. Conheço parentes de pessoas que estão lá no Japão, não tem sido nada fácil pra eles, mas acredito que o Japão super mais essa, eles são um povo muito trabalhador e também tem muita consciência coletiva, falo por isso por causa de um livro que li sobre a imigração japonesa no Brasil que mostrava o choque cultural, eles parecem bem unidos. o nome do livro é O amor é um pássaro vermelho, recomendo pra quem quiser ler.

    ResponderExcluir