terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma pitada de samba e um bocado de histórias

Episódio de hoje: 
Wilson x Noel


Por Rodrigo Shampoo

Lá pelos anos 30, num momento em que as músicas consideradas imorais eram preteridas, o sambista Wilson Batista nadou contra a maré ao compor “Lenço no pescoço”, que vangloriava os malandros e a vagabundagem. 


Noel Rosa, bem ao seu estilo, o advertiu com “Rapaz folgado”. A juventude da época então impulsionou Wilson a comprar briga com Noel. Nascia assim “Mocinho da Vila”. Mas Noel pareceu não dar muita importância e compôs o fascinante “Feitiço da Vila”, que punha um fim ao embate.

Decepcionado com tal desprezo, Wilson partiu para “Conversa fiada”, se contrapondo ao “Feitiço” de Noel, que, irado, lançou a obra-prima “Palpite infeliz”.


Wilson apelou então para a feiúra de Noel, que tinha um defeito de nascença no queixo, com “Frankenstein da Vila”. Noel não respondeu ao Samba de Wilson, pois já estava com tuberculose em estado avançado, e veio a falecer em maio de 1937, vítima da doença.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo post! Eu, como fã de Noel Rosa e Wilson Batista, gostei muito do artigo sobre a briga entre esses dois incríveis compositores.
    Também gostaria de perguntar se vocês poderiam seguir meu blog sobre MPB , Skindo LêLê, Skindo LáLá. Sigo o blog de vocês e gostaria de saber se poderiam seguir o meu/

    Obrigado.
    Matheus.

    ResponderExcluir