sábado, 12 de março de 2011

O Discurso do Rei (The kings speech)

Por Aline Marques Gomes


O Academy Awards é a premiação de cinema mais conceituada e de mais credibilidade no mundo atual. Particularmente considero a premiação do Oscar um termômetro que mede o que há de melhor no mundo da sétima arte.
No caso da 83º cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar, ocorrida no dia 27 de fevereiro de 2011, foram 10 indicados ao prêmio principal, de melhor filme. E como leiga, mas admiradora da arte, postarei meu pitaco acerca dos indicados. A começar pelo grande vencedor da noite.
Filho do monarca George V, Bertie/George VI (Colin Firth), busca ajuda para curar sua gagueira nervosa. Após passar por diversos tratamentos, sem sucesso, sua esposa Elizabeth Bowes-Lyon (Helena Bonham Carter) procura ajuda de um fonoaudiólogo, que possui técnicas de tratamento não ortodoxas.
A história é marcante. De um lado, trata da dificuldade de falar em público, o que seria um problema relativamente comum, se não fosse vivenciado por um líder, as vésperas da Segunda Guerra Mundial, que precisa comunicar-se com seu povo aflito. De outro, aborda um relacionamento incomum entre médico e paciente, cheio de altos e baixos, mas que resulta num exemplo de superação.
A narrativa conta com os diálogos, como base para expressar os sentimentos, as angústias e o sucesso de George VI. No entanto, também conta com as técnicas de Tom Hooper para materializar tais sentimentos, este foi o vencedor do Oscar de melhor direção. Colin Firth também venceu merecidamente o prêmio de melhor ator. O filme acrescenta à conta o prêmio de melhor roteiro original, e saiu como o grande vencedor da noite, levando a estatueta de melhor filme. Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter receberam indicações para melhor ator e atriz coadjuvante, mas não saíram com a estatueta.
Título original: (The King's Speech)
Lançamento: 2010 (Inglaterra)
Direção: Tom Hooper
Atores: Colin Firth, Helena Bonham Carter, Geoffrey Rush, Michael Gambon.
Duração: 118 min
Gênero: Drama


2 comentários:

  1. Como historiadora, esse filme é a prova viva de como histórias da monarquia fazem sucesso.

    É um período, seja de qual país for, bastante charmoso.

    O filme mereceu os prêmios que recebeu.

    Abraços,
    Jessica Corais

    www.porjessicacorais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu bem que achei que esse filme ia ser bom.

    ResponderExcluir