segunda-feira, 21 de março de 2011

QUANTO VALE UM BLOG? PERGUNTE AO MINISTÉRIO DA CULTURA

 Maria Bethânia

Por Carlos Pinho. . .

Na última semana, a imprensa repercutiu a notícia de que o Ministério da Cultura (MinC) aprovara um patrocínio de 1,3 milhão para que a cantora Maria Bethânia pudesse criar um blog. A repercussão popular não foi a das melhores.

Como o nosso compromisso é com a informação, eis o que foi apurado: a cantora Maria Bethânia foi contemplada pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura para a criação de um blog que se chamaria “O Mundo Precisa de Poesia”. Da quantia autorizada pelo Governo, Bethânia receberá algo em torno de 600 mil reais, referentes à direção artística, pesquisa e seleção dos textos.

O valor seria captado junto à iniciativa privada. As empresas que, porventura, estivessem dispostas a “comprar a idéia”, teriam em contrapartida os devidos descontos no Imposto de Renda.

Segundo matéria do Estadão, publicada no último sábado(dia 19), o valor pedido teria sido de R$ 1.798.600 e foi reduzido a R$ 1.356.858 pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic).

Para a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o assunto tomou uma proporção desnecessária:

"Não tem nada [de mais]. É uma polêmica que foi criada não sei por quê. Foi inteiramente dentro das regras. Ela participou, [o projeto] foi julgado por uma comissão da sociedade civil, com alguns integrantes do governo, e foi aprovado".

Ademais, incentivou os interessados, mas com uma ressalva:

"Acho que todos têm que tentar [aprovar seus projetos]. Se vão captar, é outra coisa".

De acordo com uma informação divulgada no site da Revista Veja e reproduzida pelo blog do jornalista Ricardo Gama, o sobrinho da Ministra da Cultura, Lula Buarque, seria sócio da produtora responsável pela elaboração dos vídeos da cantora, a Conspiração Filmes.

Caros blogueiros. A possibilidade está aí. Criem os seus projetos, façam os seus orçamentos. E apresentem ao MinC. Basta sabermos se o que vale para a aprovação é a qualidade do material ou os interesses obscuros dos corredores palacianos.

Amigo Leitor, dê a sua opinião e contribua para que esse espaço seja um campo de debate!

Aqui, você faz, pode e tem Voz !   

Um comentário: