quinta-feira, 30 de junho de 2011

A música escondida pela censura


É de conhecimento geral o fato de que a Censura, durante a Ditadura Militar em nosso país, agia sob todos os aspectos da sociedade, inclusive no cultural. Censuravam músicas, por exemplo, proibindo-as de serem tocadas ou fazendo com que fossem reescritas.
A partir de tal fato, o produtor Marcus Fernando reuniu em quatro shows 52 músicas que, na época, sofreram censura. A série, intitulada “Cale-se - A censura musical”, começa hoje e vai até o dia 10 de julho, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB; Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Teatro II - Rio de Janeiro) e promete ser uma série única, uma vez que apresenta as músicas como eram originalmente.
Dentre as músicas apresentadas encontra-se o grande sucesso “Apesar de você”, de Chico Buarque; “Mestre-sala dos Mares”, que foi reescrita por ter sido censurada devido aos trechos explicitamente referentes à Revolta da Chibata; “Bolsa de Amores”, que supostamente ofendia às mulheres; “Chico Brito”, samba de Wilson Baptista e Afonso Teixeira, que já havia sido gravado muito antes de ser vetado pelo verso “fuma uma erva do norte”; “Tiro ao Álvaro”, proibida pelo vocabulário peculiar a Adoniran Barbosa, considerado de “mau gosto”.
O quarto show, com Eduardo Dussek e Cris Delanno, dedica-se ao pop rock, com músicas, por exemplo, de Raul Seixas - “Óculos escuros (Como vovó já dizia)” teve sua letra quase toda modificada por Paulo Coelho ao ter de ser reescrita. O primeiro disco da banda “Blitz” saiu com duas faixas arranhadas, pois haviam sido vetadas e a gravadora optou por essa medida para não ter de fabricar novamente os Lps.
Considera-se que o rock tenha sido o gênero que mais se utilizou dos acontecimentos da Ditadura Militar em suas letras. Fazendo relações explícitas ou subentendidas, metáforas e jogos com as palavras e fatos. A arte é realmente demais, capaz de ser bela até mesmo quando envolve, por opção, questões político-econômico-sociais. Vale a pena assistir!

Programação:
Dias 30 e 1° de julho: A MPB Calada - parte 1; com Fátima Guedes e Zé Luiz Mazziotti. Músicas de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Bosco, Djavan, Toquinho, entre outros.
Dias 02 e 03 de julho: A MPB Calada - parte 2; com Verônica Ferriani e Zé Renato. Músicas de Gonzaguinha, Taiguara, Sergio Ricardo, Geraldo Vandré, Belchior, Ednardo, entre outros.
Dias 07 e 08 de julho: Censurando o popular; com Inez Viana e Alfredo Del-Penho. Músicas de Odair José, Fernando Mendes, Waldick Soriano, Luiz Ayrão, Benito di Paula, entre outros.
Dias 09 e 10 de julho: O Pop Rock Proibido; com Eduardo Dussek e Cris Delanno. Músicas de Rita Lee, Cazuza, Raul Seixas, Leo Jaime, Pepeu Gomes, Evandro Mesquita, entre outros.

2 comentários:

  1. Seria legal pra quem não pode ir ao evento - por morar em outro estado, por exemplo - disponibilizar uma relação das músicas, youtube, ou algo parecido

    ResponderExcluir
  2. Seria mesmo bem legal; vou ver se existe algum modo de ter contato com a produção pra dar a ideia! :)

    ResponderExcluir